Contas da SATA são «tudo menos transparentes»

A Comissão Europeia deu «luz verde» a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea açoriana SATA (que tinha pedido apenas 63 milhões de euros).

O empréstimo temporário, em virtude da crise gerada pela pandemia de COVID-19, tem como objectivo «dotar a empresa de recursos suficientes para fazer face às suas necessidades urgentes e imediatas de liquidez até ao final de Janeiro de 2021», mas «todos os açorianos sabem que a companhia precisava de ser capitalizada e reestruturada muito antes do surto», esclarece a CDU em nota de imprensa.

No documento divulgado no dia 24 de Agosto, a Coligação PCP-PEV lembra que as contas e relatórios da SATA, que tem capital público, «são tudo menos transparentes», interrogando-se assim: «Qual será, então, o motivo que leva a Administração (da empresa) e o Governo Regional a dificultarem tanto o acesso a estas informações?».

A CDU sempre afirmou a defesa da SATA como empresa estruturante e estratégica para a Região. «Uma boa gestão que garanta a saúde económica e financeira do Grupo SATA, e que, simultaneamente, promova uma adequada e correcta gestão operacional da sua frota, tem de ser objecto de qualquer política que se preocupe a sério com os Açores, com o seu desenvolvimento futuro e acima de tudo com os açorianos», defendem comunistas e ecologistas.

Ainda segundo a CDU, a política estratégica definida pelo Governo Regional para a SATA «está longe de nos tranquilizar», tendo em conta que «o cenário que se nos apresenta provoca uma inevitável inquietação em quem, como o povo açoriano, tanto depende desta companhia». Estas dúvidas são corroboradas por diversas organizações representativas dos trabalhadores da SATA que vêm denunciando sucessivos erros de gestão e reclamando uma correcta e adequada gestão que sirva de facto a empresa.

 



Mais artigos de: Nacional

CDU dá voz às populações do Funchal

ACESSIBILIDADES No Funchal «avolumam-se os exemplos das desigualdades sociais, territoriais e de acessos a serviços essenciais», denunciou Herlanda Amado, eleita da CDU na Assembleia Municipal.

«Transformações positivas» para a ilha do Corvo

Marco Varela é o primeiro candidato da CDU ao circulo eleitoral do Corvo nas eleições regionais dos Açores. Na sua apresentação pública, no dia 27 de Agosto, o operário, com 44 anos, afirmou que vai batalhar para que a CDU chegue mais longe naquela ilha. «Tenho confiança que no dia 25 de...

PCP interroga Câmara de Lisboa sobre a situação no Lusitano Clube

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) solicitaram esclarecimentos sobre «que medidas foram avançadas ou vão ser tomadas pelo município para que não se verifique o encerramento de uma colectividade centenária como o Lusitano Clube?». A pergunta surge no seguimento da acção de despejo do clube...

Acção em Gaia para defender os cuidados de saúde primários

A CDU contactou, na sexta-feira, 28, com os utentes da Unidade de Saúde de Vilar Andorinho, Gaia. A acção, em defesa dos cuidados de saúde primários, contou com a participação de Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República, e de Paulo Tavares, responsável pelo Partido naquele...