Acção em Gaia para defender os cuidados de saúde primários
A CDU contactou, na sexta-feira, 28, com os utentes da Unidade de Saúde de Vilar Andorinho, Gaia. A acção, em defesa dos cuidados de saúde primários, contou com a participação de Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República, e de Paulo Tavares, responsável pelo Partido naquele concelho.
Num documento distribuído no local, a CDU propõe e exige o reforço da «capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para tratar dos doentes com COVID-19, sem deixar de garantir o acompanhamento de doentes com outras patologias» e «recuperar até ao final do ano de 2020 todos os actos em saúde que ficaram em suspenso ou foram adiados, em particular os actos cirúrgicos, intervenções de diagnóstico e terapia oncológica, vacinação, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, consultas de saúde materna e de saúde infanto-juvenil». Assegurar a «marcação das consultas suspensas e não marcadas durante este período de pandemia» e «médico de família a todos os utentes e implementar de forma efectiva o enfermeiro de família» são outras das reivindicações.
Matosinhos
No mesmo dia, 28, a Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP manifestou também a sua «preocupação» com o estado da prestação de cuidados de saúde no concelho, nomeadamente nos cuidados de saúde primários. Segundo os comunistas, a «situação actual» é caracterizada pelo cancelamento generalizado de consultas programadas; falta de acompanhamento dos utentes, incluindo idosos e doentes crónicos; impossibilidade de muitos doentes acederem a consulta de recurso; incapacidade de resposta às muitas solicitações e pedidos de esclarecimento; alteração dos locais de exames e de recolha de sangue, com a concentração de serviço, gerando confusão e situações de aglomeração de utentes.
Anteontem, 1 de Setembro, a CDU realizou uma concentração frente à Unidade de Saúde Familiar Horizonte, em Matosinhos.