Incêndios florestais voltam e com toda a sua força destrutiva

PÂNICO «Mal se conjugaram condições atmosféricas propícias, logo recrudesceram os violentos incêndios florestais», alerta a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que exige a «concretização» do Estatuto da Agricultura Familiar.

Situação geral da floresta nacional continua por alterar

A «propaganda oficial não resolve os problemas que se mantêm na base deste flagelo que tanto drama e prejuízo concentra periodicamente e em que as populações são as maiores vítimas», destaca a CNA em nota de imprensa, alertando para o facto de a floresta nacional continuar «desordenada».

No Centro e no Norte predomina o eucalipto e no Sul o sobreiro, monoculturas «ao serviço dos interesses da grande indústria de derivados florestais», denuncia a Confederação, dando conta que o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no que diz respeito ao investimento na floresta, regista «a mais baixa taxa média de execução». Paralelamente, o Governo «fez baixar as percentagens de co-financiamento público, via Orçamento do Estado, em todas as medidas deste PDR 2020 para a floresta», à excepção, para a «produção super-intensiva de eucalipto em regadio», acrescentam os agricultores.

As críticas estendem-se ao facto de as ajudas públicas (fundo ambiental), com base no Programa de Remuneração dos Serviços dos Ecossistemas, geridas pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), «supostamente destinadas ao reordenamento florestal, através de espécies autóctones e mais resistentes ao fogo», estarem a ser «alvo de cobiça por prática de grandes grupos económicos da fileira florestal e mesmo de fora desta», mas também a manutenção em baixa dos preços da madeira (e da cortiça) na produção, «circunstância que muito tem contribuído para a perda de interesse económico da floresta de produção, desde logo, nas regiões de minifúndio».

As consequências estão à vista de todos. «Vastas áreas ardidas nos anos anteriores continuam por reflorestar sendo que, reconheça-se, algumas das ajudas públicas anunciadas para o efeito até sejam interessantes à partida», afirma a CNA.

Estatuto da Agricultura Familiar

Também por isso, exige-se a «concretização» do Estatuto da Agricultura Familiar, tendo em conta o agravamento do «êxodo rural, consequência directa da ruína da Agricultura Familiar “ceifada” no contexto das más políticas agrícolas e de mercados impostas pela Política Agrícola Comum (PAC) e por outros “acordos”».

«Eis aqui a razão principal para a actual e preocupante situação. Os incêndios florestais estão a ser extensos e muito violentos porque já não há, como houve, muitos e muitos milhares de explorações familiares a ocupar e a produzir nos territórios, sobretudo do interior», destaca a Confederação.


CNA promove petição

Em «peticaopublica.com/psign.aspx?pi=PT95426» pode ser subscrito o abaixo-assinado «Agricultores e outros rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos na agricultura provocados por javalis e outros animais selvagens», promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

No documento – dirigido ao presidente da Assembleia da República, com o conhecimento da ministra da Agricultura, do ministro do Ambiente e da Acção Climática e dos demais órgãos de soberania – reclama-se, ainda, o controlo sanitário e densidade das populações destes animais.




Mais artigos de: Nacional

Técnicos de espectáculos querem apoios e regresso

PROTESTO Alertar o Governo para o risco de sobrevivência do sector, reclamar apoios e o regresso ao trabalho, mobilizou, anteontem, empresas e técnicos de eventos e espectáculos numa acção reivindicativa em Lisboa.

PS recusa em Évora Hospital Central do Alentejo

REIVINDICAÇÃO A Assembleia Municipal de Évora aprovou uma moção, apresentada pela CDU, que exige o avanço, sem mais atrasos, da construção do novo Hospital Central do Alentejo, incluindo as infra-estruturas necessárias.

Vidigueira lança Orçamento Participativo

Com o objectivo de aprofundar a recolha de contributos das instituições e dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal para 2021, a Câmara Municipal da Vidigueira está a promover o Orçamento Participativo. Desta forma, pretende-se «contribuir para a participação dos cidadãos, e organizações da...

Cascais aprova saudação aos bombeiros por acção do PCP

Por iniciativa do PCP, a Assembleia Municipal de Cascais aprovou por maioria, com os votos contra do CDS, uma saudação aos bombeiros, dirigida, também, aos diversos elementos da protecção civil e das forças de segurança. O documento, apresentado no passado dia 20, surgiu na sequência de um violento incêndio que atingiu...

Utentes da Madeira pedem transparência nos dados da saúde

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) esteve, no dia 28 de Julho, junto à Secretaria de Saúde e Protecção Civil da Madeira para proceder à entrega de um ofício no qual solicita a actualização do Microsite da Transparência, mas também que sejam fornecidos os dados da saúde referentes a 2019 e ao...

Câmara de Beja abandona Museu de Banda Desenhada

João Rocha, Sónia Calvário e Vítor Picado, vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja, consideraram um «erro» do executivo PS abandonar o projecto do Museu de Banda Desenhada. Tal decisão, argumentam em nota de 4 de Agosto, confirma, mais uma vez, «a ausência de uma política estratégica de desenvolvimento na área da...

Município da Moita recebe EcoEvento

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, realizadas anualmente no concelho da Moita, ficaram no Top 3 dos EcoEventos da Amarsul, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal. A festa da Moita destacou-se pela quantidade de resíduos...

CDU propõe soluções para regadio na Madeira

A CDU visitou, no dia 8, uma localidade na freguesia que serve de sede do concelho de Santa Cruz, Madeira. A iniciativa abordou a falta de água de rega sentida pelos agricultores locais. No local esteve o dirigente António Jardim que alertou para os graves problemas provocados pela carência...