Uma Festa que se adapta e reinventa ano após ano
ADAPTAÇÃO Os dias 4, 5 e 6 de Setembro, data em que ocorrerá a edição de 2020 da Festa do Avante!, estão cada vez mais próximos. Com o espaço alargado este ano a 30 hectares – para melhor assegurar as necessárias condições de protecção -, a Festa volta a ser erguida com todo o empenho e dedicação militante. Não faltarão as expressões culturais e políticas que lhe são tão características, nem as novidades que a reinventam ano após ano.
Um espaço sempre diferente, sempre único, onde cabem todos e todos são bem-vindos
Medidas de Higiene e de Saúde Pública
- As portas da 44.ª edição da Festa do Avante! abrirão mais cedo. De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a Porta da Quinta da Princesa e a Porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16h.
- Haverá mais espaço à disposição dos visitantes. Serão cerca de mais 10.000 m2 que estarão acessíveis aos visitantes, contribuindo assim para o descongestionamento e alargamento de todas as áreas com actividades e para uma adequada circulação.
- O «assistente de plateia» será uma das novas medidas a incrementar, cabendo-lhe facilitar o encaminhamento para a ocupação dos lugares e um papel de ajuda ao respeito pelas regras.
- O pagamento digital com cartão e a forma de pagamento contactless serão privilegiados de maneira a evitar o manuseamento de dinheiro. Existirão apenas dois pontos de Multibanco para levantamentos no recinto.
- Esta edição da Festa contará com instalações sanitárias de grandes dimensões – uma das quais exclusiva para crianças – e será garantida a permanência de uma equipa de limpeza em cada instalação e o seu encerramento temporário em horário fixo para limpeza e desinfecção mais frequente e mais profunda.
- A construção de paredes e a densidade da construção será, substancialmente, reduzida nas organizações e nos espaços centrais. O número de bares e restaurantes será igualmente reduzido, enquanto que as esplanadas, com distanciamento assegurado entre mesas e cadeiras, serão alargadas. Também nesses espaços serão garantidas equipas de higienização permanentes e pontos de água e sabão acrescidos.
- Atenção redobrada será dada às questões da higiene e segurança alimentar: as acções de formação e os manuais serão adaptados à legislação actual; será utilizado equipamento de protecção individual; e serão acrescentados dispensadores de álcool gel aos dispensadores de sabão anti-bacteriano já utilizado.
- O som geral, a revista da Festa, o guia do visitante e a sinalética serão veículos para transmissão de mensagens acerca das questões sanitárias e de saúde pública. Aos visitantes da Festa é recomendado que levem máscara, porque o seu uso será obrigatório no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento.
Serviços e acessibilidades
A Festa do Avante! conta com um serviço de bilheteiras, informações, perdidos e achados, pontos para carregar o telemóvel e espaços bebés com zona de fraldário, para aquecer refeições, e com espaços de amamentação.
- O acampamento exterior continuará a existir com lotação limitada.
- Em permanência no terreno estará um dispositivo de bombeiros, tal como estará em funcionamento o habitual Posto de Saúde para primeiros socorros.
- O passe social mais barato e abrangente permite ao visitante chegar à Atalaia de qualquer ponto da Área Metropolitana de Lisboa. Quem optar pela ferrovia (Fertagus), disporá de autocarro gratuito a partir da estação dos Foros-da-Amora.
- Para as viaturas particulares, o parque de estacionamento da estação dos Foros-da-Amora da Fertagus e o parque Maria Pires estarão ao serviço dos visitantes.
- Garantindo o direito de acessibilidade para todos, na Festa existirão sanitários adaptados, plataformas para mobilidade reduzida nos palcos e linguagem gestual no comício. Um serviço de transporte adaptado e um parque para viaturas com dístico estarão também disponíveis.
Espectáculos, Palcos e Outros Espaços
- A Festa contará com três palcos centrais. O Palco 25 de Abril cresceu 6000 m2, o Auditório 1.º de Maio deixou de ter cobertura passando a ter 5000 m2 ao ar livre. O terceiro palco será o Palco Paz que aglutinará a programação de outros palcos.
- O Avanteatro, que terá enfoque na programação de rua, e o Cineavante, que estará na zona do lago, funcionarão ao ar livre e com área de plateia consideravelmente maior. Todos os espaços terão delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos.
- A Festa do Livro deixa a tenda fechada e estará em local amplo e com sombra. O Espaço Ciência terá corredores de oito metros e funcionará com a reprodução de conteúdos audiovisuais. O Espaço Criança também verá o seu espaço aumentado.
- As Organizações, mantendo uma vasta oferta gastronómica adaptarão as suas ementas às condições actuais e evitarão o retorno de utensílios para dentro dos espaços de serviço e confecção.