Bracarenses vão pagar menos IMI por iniciativa da CDU
INTERVENÇÃO A Câmara de Braga aprovou a redução em três por cento, em 2021, da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aplicável aos prédios urbanos, medida que nasce de uma proposta da CDU.
A CDU tinha proposto uma redução de cinco por cento do IMI
Ainda que a versão inicial da proposta apresentada no dia 27 de Julho pelo vereador da CDU, de redução de cinco por cento na taxa de IMI, tenha sido inviabilizada pela maioria PSD/CDS, acabou por ser aprovada uma descida de três por cento nesta taxa municipal.
A proposta tinha sido apresentada pela Coligação PCP-PEV num «contexto de agravamento das condições económicas e sociais, decorrentes da perda de rendimentos e aumento do desemprego de muitos milhares de cidadãos» e baseada nos «resultados crescentes [desta taxa] no município de Braga».
Apesar de não ter ido tão longe quanto gostaria, o vereador da CDU reconheceu que este é «um passo importante para aliviar a carga fiscal sobre as famílias», lembrando que «finalmente, no último ano do segundo mandato desta maioria, os bracarenses vão pagar menos de IMI».