Descarga poluente no rio Uíma
A CDU teve conhecimento que no dia 21 de Julho ocorreu mais uma descarga poluente no Rio Uíma, nas Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira. Segundo informações obtidas através de moradores, estas descargas ocorrem com frequência há anos e as suas origens parecem estar num afluente que vem das imediações das pedreiras situadas em São João de Ver.
«Esta situação remete-nos, uma vez mais, para, a nível local, a necessidade de uma maior fiscalização e acção por parte da autarquia» e, em termos nacionais, «para a necessidade de políticas que visem a preservação dos rios, que deve passar pela dotação de mais meios técnicos e humanos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente», permitindo que este «desenvolva mais acções e de forma mais abrangente», defende a CDU.
Simultaneamente, continua o texto da nota de imprensa de 22 de Julho, «é necessário a abertura de concursos para a profissão de Guarda Rios – profissão extinta em 1995 pelo governo de Cavaco Silva e cuja recuperação foi aprovada em 2019 na Assembleia da República por iniciativa do Partido Ecologista “Os Verdes”».