Unidade trouxe resultados

A unidade dos trabalhadores foi determinante para o acordo alcançado nas negociações do caderno reivindicativo com a administração da Beralt Tin & Wolfram Portugal, concessionária da exploração das minas da Panasqueira, salientou no dia 15 o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.
O acordo prevê actualizações salariais de 2,75 por cento e aumento do subsídio de turno em 25 por cento (no regime de dois e três turnos rotativos). Em ambos os casos, os novos valores vigoram com efeitos a 1 de Janeiro. Foram ainda assumidos «compromissos para a contínua melhoria das condições de trabalho».
Com este resultado, não foi necessário realizar a greve convocada para dia 15.

A direcção da Euroresinas, em Sines, não renovou o lay-off e os trabalhadores, num plenário realizado dia 4, decidiram não avançar para a greve, informou o SITE Sul. A empresa do grupo Sonae Arauco aceitou negociar o pagamento na íntegra dos salários de Maio e a reposição dos dias de férias roubados com a promessa de que não haveria lay-off.
Num comunicado aos trabalhadores, o sindicato salientou que para este resultado foi determinante a unidade demonstrada no plenário de 26 de Maio, onde fora aprovada a decisão de recorrer à greve.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greves nos CTT demonstraram determinação na luta

PERSISTÊNCIA Depois de «mais uma grande jornada de luta» nos CTT, com expressiva adesão à greve de 12 de Junho, os sindicatos vão realizar reuniões de trabalhadores para analisar novas acções.

Marcha em Évora por direitos e melhores salários

ACÇÃO Na segunda-feira, 22 de Junho, os trabalhadores dos principais sectores industriais do distrito de Évora vão participar num cordão humano para exigir mais segurança, direitos e salários dignos.

Atropelos no sector social de Braga

Trabalhadores de instituições sociais de Braga e dirigentes e delegados sindicais do CESP/CGTP-IN concentraram-se no dia 8 de Junho, frente aos Paços do Concelho da cidade, em protesto contar os abusos patronais, a reboque do estado de emergência e do combate à propagação da COVID-19. Com...

Lavandaria do SUCH ameaçada no Fundão

No dia 25, quinta-feira, os trabalhadores da lavandaria do SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) no Fundão, fazem greve e deslocam-se a Lisboa, para se concentrarem junto do edifício da administração e também nos ministérios da Saúde e das Finanças, que tutelam a instituição. No...

Grupo EGF em luta

Os trabalhadores da recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos do grupo EGF/Mota-Engil (ERSUC, RESINORTE, VALORLIS, RESIESTRELA, VALNOR, RESULIMA, SULDOURO, VALORMINHO, ALGAR, AMARSUL e VALORSUL) vão concentrar-se no dia 23 de Junho, às 10h30, junto à sede da EGF, e marchar pelas ruas de...