Por uma nova unidade de saúde no Alto do Seixalinho
O Parlamento aprovou a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo dê início à construção de uma nova unidade de saúde no Alto do Seixalinho, Barreiro. Votaram favoravelmente todas as bancadas menos PSD e IL, que se abstiveram.
Esta iniciativa legislativa, na forma de projecto de resolução, esteve recentemente em debate acompanhada por iniciativas similares do PEV, BE e PAN (igualmente aprovadas, baixando todas à comissão parlamentar de Saúde) e por uma petição dinamizada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, que reuniu 4293 assinaturas.
A falta deste equipamento é um problema há muito identificado pela população e pelos órgãos autárquicos do concelho, dado tratar-se da freguesia que tem a maior densidade populacional do concelho do Barreiro, com uma larga percentagem na faixa etária acima dos 70 anos e que, compreensivelmente, «têm necessidade de cuidados de saúde mais prementes», como sublinhou no debate a deputada comunista Paula Santos.
No texto da bancada comunista sugere-se ainda ao Governo que proceda à atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes daquele concelho da Margem Sul.