Evocação da libertação dos presos políticos de Caxias
Vai ter lugar na próxima quarta-feira, dia 10 de Junho, pelas 12 horas, junto à Estação da CP de Caxias, a inauguração de um monumento evocativo da libertação dos presos políticos da Cadeia de Caxias. Inicialmente prevista para 26 de Abril, a inauguração só agora se tornou possível devido a condicionamentos decorrentes da pandemia.
O monumento é constituído por uma peça escultórica de autoria de Sérgio Vicente, escolhida pelo júri entre as diversas propostas apresentadas.
O Monumento é ainda completado por um passeio em barras de pedra calcária onde fica gravado o número de presos, homens e mulheres, ano a ano, desde 1936 a 1974, que passaram por aquela cadeia. Esta informação é o resultado do trabalho paciente e demorado realizado nos últimos anos pela URAP na leitura dos registos nas fichas da PIDE que se encontram depositadas na Torre do Tombo.
A URAP apela aos seus sócios e, sobretudo, aos ex-presos políticos que passaram por aquela cadeia do fascismo e antifascistas em geral, para que compareçam à inauguração de homenagem.