«A Voz do Operário» dá resposta aos seus maiores compromissos

LISBOA«A Voz do Operário» continua comprometida na resposta educativa às crianças e respectivas famílias, mas também aos utentes em situação mais vulnerável do ponto de vista sócio-económico.

Trabalhamos todos os dias activamente

Embora a Sociedade de Instrução e Beneficência (SIB) «A Voz do Operário» tenha reduzido ao máximo o seu normal funcionamento presencial, no serviço de Apoio Domiciliário, para além da distribuição de alimentação, são realizados cuidados de higiene pessoal, acompanhamento de terapêuticas medicamentosas e higienização das roupas pessoais e domésticas.

Em articulação com a Junta de Freguesia de São Vicente, «estamos a conseguir aumentar o nível de resposta a estes utentes, garantindo agora um serviço de compras de farmácia e bens essenciais (supermercado)», esclarece a SIB, em nota de imprensa. O refeitório social, um serviço prestado a dezenas de pessoas em situação economicamente vulnerável, continua em funcionamento, para todos os utentes, em serviço de takeaway.

Acompanhar as crianças e as famílias

Quanto à resposta educativa, «A Voz do Operário» procurou, de imediato, desenvolver formas alternativas de acompanhamento às crianças e famílias. «As equipas pedagógicas de cada valência dão assim continuidade ao desenvolvimento do trabalho, articulando directamente com as famílias e explicitando os procedimentos a adoptar. O principal objectivo é manter uma ligação de proximidade entre a escola e a família, para que este momento atípico decorra com a tranquilidade possível», esclarece a SIB, informando que o contacto directo «está a ser estabelecido com recurso a diversas ferramentas» (telefone, mail, grupos de Whatsapp, vídeo-chamada).

Além da escolarização

Nos diversos graus de ensino, os professores das áreas de expressão artística e motoras mantêm a sua intervenção, contribuindo para a manutenção de algumas das rotinas e fortalecendo o papel de «A Voz do Operário» no que respeita a uma oferta que, mesmo nas condições actuais, vai além da escolarização.

Os técnicos especializados, como psicólogos escolares e terapeutas da fala, continuam a acompanhar os planos de desenvolvimento individuais e em contacto permanente com a comunidade escolar. A articulação do trabalho é feita pelas equipas pedagógicas que reúnem duas vezes por dia.

Simultaneamente, a actividade do jornal «A Voz do Operário» está mais regular no seu website (vozoperario.pt/jornal) e prevê-se a saída normal da versão impressa, que seguirá via CTT para casa de todos os sócios, o que se revela de particular importância num contexto de confinamento social.

«Trabalhamos todos os dias activamente para que, colectivamente, ultrapassemos esta fase e para que os nossos projectos, que vimos adiados por força das circunstâncias, sejam retomados tão prontamente quanto possível», adianta a SIB.




Mais artigos de: Nacional

CNA exige a reabertura dos mercados locais e feiras

ALIMENTAÇÃO «Há um gravíssimo problema de escoamento da produção para muitos pequenos e médios agricultores», alerta a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que apela à abertura dos mercados locais e feiras.

Defender o associativismo do Porto

A CDU propôs à Câmara Municipal do Porto antecipar as verbas a atribuir pelo Fundo de Apoio ao Associativismo para 2020, para apoiar rapidamente as associações admitidas no concurso de 2019 e outras que estejam em dificuldades. Em causa está uma verba de 800 mil euros, inscrita no orçamento municipal para 2020 e que a...

Alcácer do Sal alerta para autismo e maus-tratos

Durante o mês de Abril, a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal está «vestida» de azul, à noite, para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2020. As luzes azuis vão assinalar, também, a iniciativa «Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância», campanha da Comissão...

Cuba aprova medidas extraordinárias

  A Câmara Municipal de Cuba aprovou, no dia 2 de Abril, a adopção de um pacote de medidas extraordinárias de apoio às famílias e empresas do concelho.   Criação do Fundo de Emergência COVID-19; reforço das verbas destinadas ao Programa de Emergência Social; alargamento da entrega de refeições gratuitas aos alunos do...

Medidas de apoio na Moita

No dia 2 de Abril, Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita (CMM), dirigiu-se uma vez mais aos munícipes, numa mensagem em vídeo publicada em www.cm-moita.pt/pages/970?news_id=6096, para transmitir as diversas medidas que estão a ser implementadas pelo município, juntas de freguesia e outras instituições, com...

Propostas para o Barreiro

Na reunião da Câmara Municipal do Barreiro de 1 de Abril, os vereadores da CDU propuseram um conjunto de medidas de apoio para as pequenas e médias empresas, movimento associativo e população. Apoiar a promoção de take-away da restauração local; impedir o despejo por falta de pagamento das rendas em todos os fogos...