Polícias marcam concentrações para dia 21

O protesto que, na grande manifestação de 21 de Novembro, a APG/GNR, a ASPP/PSP e outras sete organizações sindicais e associativas de polícias tinham anunciado para 21 de Janeiro decorrerá sob a forma de três concentrações simultâneas, em Braga, Lisboa e Faro.

A decisão foi tomada no dia 9, num encontro nacional que teve lugar na Voz do Operário, em Lisboa. De acordo com o comunicado das organizações participantes, emitido no dia seguinte, estas acções marcam o início de uma sequência de acções de protesto que vão ter lugar «todos os meses, até que haja por parte do Governo uma tomada de posição real na resolução dos vários problemas elencados (já conhecidos pela anterior e actual legislatura)» e que «não nos cansamos de repetir».

No comunicado volta-se a exigir: devolução do valor retirado ilegalmente nos suplementos remuneratórios, em tempo de férias, desde 2011; aplicação do subsídio de risco, como aprovado na AR; actualização da tabela remuneratória; descontos para o SAD (Sistema de Apoio na Doença) apenas por 12 meses no ano; fiscalização das condições de segurança e saúde no trabalho, considerando o trabalho de polícia como profissão de desgaste rápido; possibilidade de pré-aposentação aos 55 anos, como previsto no Estatuto da PSP.

Em Braga, a acção de dia 21 ocorrerá na «final four» da Taça da Liga de futebol; em Lisboa, os polícias vão reunir-se frente ao Ministério das Finanças; o local do protesto em Faro está por concretizar.

As iniciativas «são de polícias e abertas a todos os cidadãos que apoiam as forças de segurança», refere-se no comunicado.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Travados despedimentos nos CTT e na Super Bock

UNIDADE A resposta dos trabalhadores, incluindo a solidariedade com aqueles que as empresas queriam despedir, foi fundamental para as obrigar a recuar, preservando os postos de trabalho.

Enfermeiros no Algarve passam à luta

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, cumprindo as decisões tomadas em plenários, marcou para dia 24 greve no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (hospitais de Faro, Portimão e Lagos, Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, e serviços de Urgência Básica) e na Administração Regional de Saúde. «Não...

Luta da Kyaia pode vir até Lisboa

Caso a administração da Kyaia (Grupo Fortunato) persista em manter a ilegalidade para além de 17 de Janeiro, os trabalhadores das fábricas de calçado de Guimarães e Paredes de Coura vão realizar, no dia 25, uma manifestação na Avenida da Liberdade, em Lisboa, com passagem pela loja Overcube («estrela» comercial do grupo,...

Vidreiros celebram 86 anos da revolta

Promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, com o apoio do município e da freguesia, as comemorações do 86.º aniversário da revolta operária de 18 de Janeiro de 1934, na Marinha Grande, iniciam-se amanhã, preenchem todo o sábado e incluem iniciativas ao longo do mês. Na sexta-feira, dia 17,...

Congresso da Função Pública

Hoje e amanhã realiza-se, no Centro de Congressos de Braga (Altice Forum), o 12.º Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, sob o lema «Lutar e avançar nos direitos! Salários, carreiras, serviços públicos».A reunião magna da estrutura sectorial da CGTP-IN, constituída...