Começou o 74.º período de sessões da Assembleia-geral das Nações Unidas

Com uma agenda cheia e importante, o 74.º período de sessões da Assembleia-geral da ONU começou na terça-feira, sob a presidência de Tijjani Muhammad-Bande, da Nigéria.

«Prometo continuar a trabalhar para garantir que não deixamos ninguém para trás», afirmou o diplomata nigeriano, ao assumir funções. E anunciou que, durante a sua presidência, dará prioridade a três temas: erradicação da pobreza, educação de qualidade e inclusão. Acompanhará também as questões da paridade.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou grande interesse em trabalhar com o novo presidente da Assembleia-geral e continuar a lutar para construir um mundo pacífico para todos, num planeta saudável.

Entre os dias 24 e 30 deste mês decorre o segmento de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, esperando-se a presença de mais de 140 chefes de Estado e de governo. Segundo o programa, a 23 realiza-se o encontro de alto nível sobre a cobertura universal de saúde e a Cimeira de Acção Climática.

Depois, reúne-se a primeira cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (24 e 25) e decorre o diálogo sobre o financiamento para o desenvolvimento (no dia 26).

No dia 27 haverá a reunião de alto nível para examinar os progressos realizados no tratamento das prioridades dos pequenos estados insulares em desenvolvimento.

Terão ainda lugar um evento para comemorar o 30.º aniversário da adopção da Convenção dos Direitos da Criança (a 25) e uma cimeira para promover o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares (a 26).




Mais artigos de: Internacional

Governo venezuelano dialoga com sectores oposicionistas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou a relevância do convénio subscrito entre o governo e partidos oposicionistas para impulsionar conversações, conforme os princípios de soberania e autodeterminação do país. «A assinatura do primeiro acordo de paz, entendimento e convivência entre a oposição venezuelana...

Partido Comunista cresce nas eleições em Moscovo

O Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) aumentou a sua votação nas eleições regionais e municipais realizadas no dia 8 de Setembro, em especial em Moscovo. «Os russos foram chamados às urnas a fim de eleger governos regionais e parlamentos locais no país. A maioria presidencial teve um recuo na capital, enquanto...

Drapetomania

Drapetomania é o nome com que, há 150 anos, a psiquiatria classificava a doença mental que predispunha os escravos dos EUA para «a estranha tendência para fugir dos seus senhores». Longe de ser uma extravagância perdida nos bricabraques da história, eis um exemplo de como a ciência serve sempre interesses de classe. E se...