Ex-presos políticos do regime fascista repudiam criação do «Museu Salazar»

INDIGNAÇÃO Ex-presos políticos lançaram, em «nome próprio e no da memória de milhares de vítimas do regime fascista», um abaixo-assinado contra a criação de um denominado «Museu Salazar».

Projecto visa branquear a ditadura fascista que oprimiu o povo português

No documento, que conta com mais de 200 assinaturas, manifesta-se «o mais veemente repúdio» pelo anúncio desse projecto feito pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, que já foi enviado ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da Assembleia da República.

Os subscritores do abaixo-assinado apelam simultaneamente ao Governo para que, «em conformidade com o relatório aprovado por unanimidade em Julho de 2008, pela Comissão de Assuntos Constitucionais da Assembleia da República e com normas da Constituição da República Portuguesa, intervenha para impedir a concretização desse projecto».

É que, alertam os signatários do documento, «longe de visar esclarecer a população e sobretudo as jovens gerações sobre o que foi o regime fascista», o que se prefigura com tal projecto é torná-lo num «instrumento» ao serviço do branqueamento do fascismo e um «centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado com o 25 de Abril».

Os resistentes antifascistas que passaram pelas cadeias da ditadura de Salazar e Caetano chamam a atenção ainda para que, numa altura em que «se assiste ao renascer de forças fascistas e fascizantes» em muitos países, o que Portugal precisa não é de «instrumentos de propaganda do fascismo – que a Constituição da República expressamente proíbe – mas de meios de pedagogia democrática que não deixem esquecer o cortejo de crimes do fascismo salazarista e preserve a memória das suas vítimas».

Endereçado ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da Assembleia da República, o abaixo-assinado, sob o título «Ex-presos políticos protestam contra criação do Museu Salazar», contém, por fim, um apelo a «todos os democratas e amantes da liberdade» para que se «manifestem contra a criação. nos termos em que tem vindo a ser anunciado, desse memorial do ditador».

Entretanto, por iniciativa de um grupo de democratas, está a circular online (https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT94050) um abaixo-assinado com o título «Museu Salazar Não» e que já conta com mais de 10 000 signatários que expressam o seu apoio à iniciativa dos ex-presos políticos.




Mais artigos de: Nacional

Lisboa exige Lula livre já nos 500 dias da sua prisão

Dezenas de pessoas concentraram-se ao final da tarde de anteontem, 20, no Largo de Camões, em Lisboa, para participar num acto de solidariedade com o antigo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, preso há 500 dias por motivos políticos. A acção inseriu-se na Jornada Internacional de...

Problemas na saúde persistem no Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo voltou a tornar pública a sua preocupação pelo que considera serem situações de «burocracia» e de «falta de empenho político», que se reflectem em atrasos na concretização de projectos do Centro Hospitalar do Médio Tejo. «A prestação de cuidados de saúde continua a não...

Mobilização mundial contra o bloqueio à Venezuela

Em todo o mundo estão a ser recolhidas assinaturas para uma petição, dirigida ao Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para que aja no sentido de pôr fim às múltiplas agressões dos Estados Unidos da América contra a República Bolivariana da Venezuela. Apela-se, ainda, a que sejam activados os «mecanismos...

Associação de Juristas Democratas contra a reabilitação do fascismo

«À imagem do que vai sucedendo um pouco por todo o mundo, também em Portugal assistimos à tentativa, criminosa sublinhe-se, de recuperação histórica do fascismo, movimento ao abrigo do qual se realizou o encontro de extrema-direita, em Lisboa, no dia 10 de Agosto de 2019. Este encontro representa mais um passo no...