Movimento confirma que Lorvão tem de ser para cuidados continuados

SAÚDE O Mo­vi­mento + Saúde re­a­firmou a sua de­ter­mi­nação em con­ti­nuar a luta até à ins­ta­lação da Uni­dade de Cui­dados Con­ti­nu­ados no Hos­pital de Lorvão.

A so­lução que o «+ Saúde» de­fende é a única viável

Re­a­gindo ao facto de ter fi­cado de­serto o con­curso, aberto no âm­bito do pro­grama RE­VIVE, para a ins­ta­lação de um hotel de charme no Mos­teiro do Lorvão, o Mo­vi­mento «+ Saúde» re­tirou três con­clu­sões.

A pri­meira é que «a so­lução que este Mo­vi­mento de­fende para aquele es­paço [a ins­ta­lação no Hos­pital que fica no Mos­teiro do Lorvão de uma Uni­dade de Cui­dados Con­ti­nu­ados], é a única que tem vi­a­bi­li­dade.

O Mo­vi­mento jus­ti­fica esta opção com «a ne­ces­si­dade dos ser­viços de Cui­dados Con­ti­nu­ados para a po­pu­lação», mas também com a « vi­a­bi­li­dade eco­nó­mica» e com o facto de, sendo «um edi­fício pú­blico que é Mo­nu­mento Na­ci­onal», dever ser co­lo­cado «ao ser­viço da po­pu­lação, da saúde e do em­prego das pes­soas desta re­gião», con­tri­buindo, também, «para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico local e re­gi­onal».

Uma se­gunda con­clusão, adi­antou o «+ Saúde», é que «a ideia de hotel é apenas uma ilusão de quem não co­nhece a re­a­li­dade do País e as con­di­ções eco­nó­micas deste povo», e uma ter­ceira é que tal pro­jecto traduz uma « falta de res­peito da equipa do pro­grama Re­vive», que re­pre­senta «três Mi­nis­té­rios deste Go­verno».

Una­ni­mi­dade

Em re­lação a este úl­timo as­pecto, a es­tru­tura uni­tária de de­fesa do Mos­teiro do Lorvão como uni­dade de saúde pú­blica re­corda que a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) aprovou, sem qual­quer re­paro, re­so­lu­ções em de­fesa da cri­ação de uma uni­dade de cui­dados con­ti­nu­ados no Lorvão.

Lembra, igual­mente, que as ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas «saíram do de­bate da Pe­tição “Pela re­con­versão e in­te­gração do Hos­pital Psi­quiá­trico de Lorvão na Rede Na­ci­onal de Cui­dados Con­ti­nu­ados In­te­grados”», isto de­pois «de a Co­missão Par­la­mentar de Saúde já ter apro­vado, por una­ni­mi­dade, o re­la­tório da­quela, e de, também por una­ni­mi­dade, ter sido apro­vada em ple­nário [da AR] uma re­so­lução que re­co­menda ao Go­verno o re­forço da res­posta do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde ao nível dos Cui­dados Con­ti­nu­ados, com todos os pres­su­postos de­fen­didos na nossa pe­tição».

«Pela von­tade ex­pressa de tantos mi­lhares de subs­cri­tores» e por «di­versas au­tar­quias da re­gião que apoi­aram e subs­cre­veram esta pre­tensão; pelo co­nhe­ci­mento ci­en­tí­fico, téc­nico e eco­nó­mico que reu­nimos, que acon­selha a so­lução que de­fen­demos; pelas ne­ces­si­dades da po­pu­lação, es­pe­ci­al­mente da­quelas que têm de­pen­dentes a cargo; por estas ra­zões e por tantas ou­tras já re­gis­tadas e ex­postas a vá­rias en­ti­dades pú­blicas, o Mo­vi­mento “+ Saúde” para o Hos­pital de Lorvão re­a­firma a de­ter­mi­nação em con­ti­nuar a luta até à ins­ta­lação da Uni­dade de Cui­dados Con­ti­nu­ados».

O Mo­vi­mento apela, por isso, «aos ven­de­dores de ilu­sões que desçam à terra e tomem co­nhe­ci­mento da re­a­li­dade e das ne­ces­si­dades da po­pu­lação, es­pe­ci­al­mente da­quela mais vul­ne­rável».




Mais artigos de: Nacional

Lisboa exige Lula livre já nos 500 dias da sua prisão

Dezenas de pessoas concentraram-se ao final da tarde de anteontem, 20, no Largo de Camões, em Lisboa, para participar num acto de solidariedade com o antigo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, preso há 500 dias por motivos políticos. A acção inseriu-se na Jornada Internacional de...

Problemas na saúde persistem no Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo voltou a tornar pública a sua preocupação pelo que considera serem situações de «burocracia» e de «falta de empenho político», que se reflectem em atrasos na concretização de projectos do Centro Hospitalar do Médio Tejo. «A prestação de cuidados de saúde continua a não...

Mobilização mundial contra o bloqueio à Venezuela

Em todo o mundo estão a ser recolhidas assinaturas para uma petição, dirigida ao Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para que aja no sentido de pôr fim às múltiplas agressões dos Estados Unidos da América contra a República Bolivariana da Venezuela. Apela-se, ainda, a que sejam activados os «mecanismos...

Associação de Juristas Democratas contra a reabilitação do fascismo

«À imagem do que vai sucedendo um pouco por todo o mundo, também em Portugal assistimos à tentativa, criminosa sublinhe-se, de recuperação histórica do fascismo, movimento ao abrigo do qual se realizou o encontro de extrema-direita, em Lisboa, no dia 10 de Agosto de 2019. Este encontro representa mais um passo no...