21.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realiza-se na Turquia

O 21.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizar-se-á de 18 a 20 de Outubro próximo, em Esmirna, na Turquia, acolhido pelo Partido Comunista da Turquia e pelo Partido Comunista da Grécia. O Grupo de Trabalho do processo dos EIPCO, reunido no passado dia 8 de Junho em Esmirna, tomou ainda a decisão de que o 21.º Encontro Internacional terá como tema «100.º aniversário da fundação da Internacional Comunista – A luta pela paz e pelo socialismo continua!».

O Grupo de Trabalho decidiu igualmente realizar uma missão de solidariedade à Síria, em momento ulterior a definir com o Partido Comunista Sírio (Unificado). Durante a reunião do Grupo de Trabalho foram ainda adoptados diversos textos de solidariedade, igualmente subscritos pelo PCP, designadamente com o povo do Sudão e o Partido Comunista Sudanês; contra a ilegalização do Partido Comunista da Polónia; contra a agressão dos EUA contra o Irão; e de solidariedade com a Síria e o povo sírio face à agressão do imperialismo norte-americano e seus aliados.

O PCP fez-se representar na reunião do Grupo de Trabalho do EIPCO por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do PCP.

Os EIPCO têm constituído um ponto de encontro anual entre partidos comunistas e operários oriundos dos cinco continentes, que tem permitido um amplo intercâmbio de informações e experiências e um melhor conhecimento recíproco entre os partidos participantes, assim como a definição de um conjunto de linhas para o desenvolvimento da acção comum ou convergente.




Mais artigos de: Internacional

EUA e Rússia dialogam sobre desarmamento

DIÁLOGO Após um encontro em Osaka entre os presidentes Putin e Trump, Rússia e EUA vão efectuar consultas bilaterais sobre o acordo Start III. Também na cimeira do G-20, EUA e China anunciaram o reinício das negociações sobre comércio.

Washington e Pyongyang vão retomar negociações

DIÁLOGO Negociadores norte-americana e norte-coreanos vão retomar conversações sobre a desnuclearização da península da Coreia. O anúncio surgiu após uma nova reunião entre Trump e Kim Jong-un.

Gigantescas manifestações exigem poder civil no Sudão

Forças militares e milícias reprimiram violentamente as gigantescas manifestações populares no Sudão, no domingo, 30 de Junho, 30.º aniversário do golpe de Estado de 1989 que levou ao poder Omar al-Bashir, o ditador derrubado em Abril. As manifestações, que inundaram as ruas de Cartum e de...

Partido Comunista dos EUA reuniu 31.ª Convenção Nacional

De 21 a 23 de Junho realizou-se em Chicago a 31.ª Convenção Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos da América, em que participaram 276 delegados e convidados. Tendo lugar num quadro político nacional caracterizado por uma perigosa deriva fascizante, a Convenção valorizou muito as...

A não ser a guerra

O Senado dos EUA aprovou, na quinta-feira passada, o maior orçamento militar de sempre: 750 mil milhões de dólares para 2020. Mas este não é só o maior orçamento para a guerra da história estado-unidense, que absorve já 60% de toda a despesa federal. É, de longe, o maior do mundo: no envelope...