Partido Comunista dos EUA reuniu 31.ª Convenção Nacional
De 21 a 23 de Junho realizou-se em Chicago a 31.ª Convenção Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos da América, em que participaram 276 delegados e convidados.
Tendo lugar num quadro político nacional caracterizado por uma perigosa deriva fascizante, a Convenção valorizou muito as numerosas lutas e as amplas movimentações que têm tido lugar por todo o país contra a política ultra-reaccionária da administração Trump e constituiu uma importante afirmação de confiança na classe operária e no povo norte-americano e no papel que o PC dos EUA é chamado a desempenhar na luta contra a violenta exploração capitalista, pela democracia, o progresso social e a paz.
A Convenção foi também uma expressiva manifestação internacionalista de solidariedade com os povos vítimas das ingerências e agressões do imperialismo norte-americano, nomeadamente com os povos da Venezuela, Cuba, Irão e Porto Rico.
Foi proporcionada às delegações estrangeiras uma interessante visita a locais históricos da cidade que mostram as ricas tradições de luta da classe operária norte-americana, nomeadamente ao memorial aos mártires da luta de Maio de 1886 pelas oito horas que está na origem do Dia Internacional do Trabalhador.
O PCP esteve representado por Albano Nunes, membro da Comissão Central de Controlo. A visita contribuiu para um melhor conhecimento recíproco e para o estreitamento das relações entre o PCP e o PC dos EUA.