Partido Comunista dos EUA reuniu 31.ª Convenção Nacional

De 21 a 23 de Junho realizou-se em Chicago a 31.ª Convenção Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos da América, em que participaram 276 delegados e convidados.

Tendo lugar num quadro político nacional caracterizado por uma perigosa deriva fascizante, a Convenção valorizou muito as numerosas lutas e as amplas movimentações que têm tido lugar por todo o país contra a política ultra-reaccionária da administração Trump e constituiu uma importante afirmação de confiança na classe operária e no povo norte-americano e no papel que o PC dos EUA é chamado a desempenhar na luta contra a violenta exploração capitalista, pela democracia, o progresso social e a paz.

A Convenção foi também uma expressiva manifestação internacionalista de solidariedade com os povos vítimas das ingerências e agressões do imperialismo norte-americano, nomeadamente com os povos da Venezuela, Cuba, Irão e Porto Rico.

Foi proporcionada às delegações estrangeiras uma interessante visita a locais históricos da cidade que mostram as ricas tradições de luta da classe operária norte-americana, nomeadamente ao memorial aos mártires da luta de Maio de 1886 pelas oito horas que está na origem do Dia Internacional do Trabalhador.

O PCP esteve representado por Albano Nunes, membro da Comissão Central de Controlo. A visita contribuiu para um melhor conhecimento recíproco e para o estreitamento das relações entre o PCP e o PC dos EUA.




Mais artigos de: Internacional

EUA e Rússia dialogam sobre desarmamento

DIÁLOGO Após um encontro em Osaka entre os presidentes Putin e Trump, Rússia e EUA vão efectuar consultas bilaterais sobre o acordo Start III. Também na cimeira do G-20, EUA e China anunciaram o reinício das negociações sobre comércio.

Washington e Pyongyang vão retomar negociações

DIÁLOGO Negociadores norte-americana e norte-coreanos vão retomar conversações sobre a desnuclearização da península da Coreia. O anúncio surgiu após uma nova reunião entre Trump e Kim Jong-un.

Gigantescas manifestações exigem poder civil no Sudão

Forças militares e milícias reprimiram violentamente as gigantescas manifestações populares no Sudão, no domingo, 30 de Junho, 30.º aniversário do golpe de Estado de 1989 que levou ao poder Omar al-Bashir, o ditador derrubado em Abril. As manifestações, que inundaram as ruas de Cartum e de...

A não ser a guerra

O Senado dos EUA aprovou, na quinta-feira passada, o maior orçamento militar de sempre: 750 mil milhões de dólares para 2020. Mas este não é só o maior orçamento para a guerra da história estado-unidense, que absorve já 60% de toda a despesa federal. É, de longe, o maior do mundo: no envelope...