Miguel Viegas visita central de biomassa em Oliveira de Azeméis
Integrando uma delegação da CDU, Miguel Viegas, primeiro candidato pelo círculo eleitoral de Aveiro às legislativas de 6 de Outubro, visitou, na passada semana, a Central Termoeléctrica de Biomassa de Terras de Santa Maria, em Cesar, Oliveira de Azemeis.
Num momento em que muito se fala da floresta e das medidas de prevenção contra os incêndios, é forçoso reconhecer que a limpeza da floresta ficou muito aquém do necessário. «A valorização dos resíduos florestais para produção energética pode ser parte da solução desde que haja a montante uma política que vianilize a recolha de biomassa de forma sustentável e permita aos pequenos proprietários a limpeza das suas parcelas», defende a CDU, em nota de imprensa divulgada no dia 27 de Junho.
A Central Termoeléctrica de Biomassa de Terras de Santa Maria (CBTSM) produz energia eléctrica a partir de biomassa florestal e de resíduos florestais desde 2009. A potência eléctrica da central de biomassa é de 10 MWe, suficiente para alimentar de energia eléctrica cerca de 20 mil habitações. «De forma paradoxal, esta central que emprega 25 trabalhadores enfrenta hoje uma escassez de biomassa que pode colocar em causa a sua viabilidade», alerta a Coligação PCP-PEV.
Feira do Mirtilo
Na sexta-feira, 28, Miguel Viegas, acompanhado por outros activistas da CDU, esteve na Feira Nacional dos Mirtilos, em Sever do Vouga. Dos muitos contactos com os produtores, sobressaiu a preocupação com os preços pagos ao produtor, que mal cobrem os custos de produção e representam um dos entraves ao desenvolvimento deste importante sector.
«Precisamos de um modelo de produção que garanta preços justos à produção que cubram os importantes custos desta actividade, fortemente dependente de mão de obra, e remunerem dignamente os agricultores», defendeu o candidato.