Reforço da CDU é garantia de resposta aos anseios do povo do distrito de Beja
CANDIDATO João Dias, actual deputado, será o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Beja às eleições para a Assembleia da República. O acto público de apresentação decorreu no dia 25, em Beja.
O que está em jogo, a 6 de Outubro, nas eleições para a Assembleia da República, sublinhou, é a escolha entre dois caminhos – «avançar no que se conquistou e responder aos problemas do País, dando mais força à CDU, ou andar para trás, pela mão de PS, PSD e CDS».
Intervindo no acto público de apresentação do primeiro candidato da CDU pela lista do distrito de Beja, o líder comunista lembrou que esta legislatura mostrou quão falsa é a ideia de que as eleições legislativas são eleições para primeiro-ministro, «como diziam no passado os partidos do rotativismo do vira o disco e toca o mesmo e que assim governaram mais de quatro décadas». O que em Outubro se decide é a eleição de deputados e é da composição da Assembleia da República que dependem as soluções políticas e institucionais. E insistiu: «Quanto mais deputados tiver a CDU mais força terão os trabalhadores e o povo».
Muito participada, a sessão, no dia 25 de Junho, junto à Casa da Cultura de Beja, começou com música, a cargo do trio Os Remexidos. Seguiram-se as intervenções e, além de Jerónimo de Sousa, subiram ao palco João Dias Coelho, da Comissão Política, e João Pauzinho, do Comité Central do Partido, João Serra, representante da Juventude CDU, e Joaquim Correia, dirigente do Partido Ecologista Os Verdes. E, claro, João Dias, de 45 anos, enfermeiro, membro do PCP e actual deputado, o cabeça de lista da lista da CDU pelo distrito de Beja às eleições de Outubro.
João Dias saudou os presentes, «uma demonstração da alegria e confiança com que partimos para mais uma batalha eleitoral», e dirigiu-se em especial à juventude, exortando os jovens, com o seu entusiasmo e combatividade, a participar nesta batalha eleitoral apoiando a CDU, «a força que melhor os representa».
Destacou que o distrito de Beja elege só três deputados – «poucos para tamanha necessidade de intervenção e defesa dos interesses da população do distrito» –, pelo que «é ainda mais importante que a escolha seja acertada», e denunciou que PS, PSD e CDS nada têm feito pelo Alentejo: «É verdade, sentimo-lo na pele, todos os governos têm tido o mesmo comportamento de abandono e de esquecimento do Alentejo».
Fez um balanço positivo das actividades do deputado do PCP eleito pelo distrito de Beja na Assembleia da República, ao longo deste mandato. Salientou, entre muitas iniciativas, a apresentação de projectos sobre a remodelação e ampliação do hospital de Beja; sobre a melhoria da linha férrea do Alentejo e da mobilidade ferroviária no distrito de Beja; sobre a qualificação da rede viária regional, em particular a conclusão do IP8; sobre a valorização do aeroporto de Beja; sobre questões ambientais enfrentadas pelas populações; ou sobre a melhoria dos direitos laborais dos mineiros.
Em suma, João Dias assegurou continuar a trabalhar pelo desenvolvimento do distrito de Beja e deixou com a sua intervenção uma mensagem muito clara: «O reforço da CDU é a melhor garantia para responder aos problemas, aos anseios e às necessidades da população do distrito, dos trabalhadores, do povo e do País».
Defender o SNS
João Dias, candidato e deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Beja, participou, sexta-feira, 28 de Junho, numa concentração, à porta do Hospital José Joaquim Fernandes, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A situação naquele hospital de Beja agrava-se a cada dia que passa.