Crianças marcham pela paz em Gaia
Mais de 500 crianças, jovens, professores e outros membros da comunidade educativa de cinco agrupamentos de escolas do município de Vila Nova de Gaia participaram, sexta-feira, 14 de Junho, numa marcha pela paz, entre as praças do Corte Inglés e da Câmara Municipal (CMG).
Ao som dos «Mareantes», grupo de jovens que tocam bombos, os participantes desfilaram com faixas e outros materiais pintados pelos alunos nas escolas apelando à paz e denunciando os flagelos da guerra, como aconteceu com os bombardeamentos nucleares de Hiroxima e Nagasaqui, pelos EUA, no final da II Guerra Mundial.
No final intervieram Ilda Figueiredo, presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e a vereadora Elisa Cidade, em nome da CMG, que apoiou a iniciativa. Valorizando aquela actividade em defesa da paz e da solidariedade, as oradoras sublinharam a importância da mobilização dos alunos na defesa da paz, valor essencial para o presente e o futuro que se pretende de desenvolvimento e progresso social onde todos possam ser felizes.
Este foi um belo espectáculo de alegria, cor e esperança num mundo melhor, na defesa da paz, onde também se distribuíram marcadores com diversas mensagens, incluindo «Pela paz todos não somos demais».