MDM exige plano de combate à exploração na prostituição

TRÁFICO O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou, em Aveiro, uma rede europeia de tráfico de seres humanos que se dedicava à exploração sexual de mulheres. Foram resgatadas 25 mulheres, entre elas três menores.

A prostituição é uma grave violência contra as mulheres

Em comunicado de 5 de Junho, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) reclama medidas de «protecção» das vítimas e de condenação «destas práticas aviltantes da dignidade humana».

Neste sentido, o movimento considera ser «urgente» cumprir o Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e criar um plano de combate à exploração na prostituição que «reforce a necessidade de proteger as vítimas» e que «implemente programas de saída, com reinserção e protecção social, acesso à habitação, saúde, educação e formação profissional».

«É igualmente imprescindível que o nosso País tenha uma intervenção forte no combate ao lenocídio e que rejeite quaisquer tentativas de banalização e regulamentação da prostituição. Refutar a relação intrínseca entre a prostituição e o tráfico é ser cúmplice destas formas de violência contra as mulheres, crianças e jovens», defende o MDM.

O movimento espera que seja «definitivamente reconhecido» que o tráfico de pessoas «assume hoje proporções preocupantes» em Portugal – País de origem, trânsito e destino de vítimas – e alerta para a «indispensável afectação de meios financeiros, humanos e técnicos necessários à prevenção, ao apoio às vítimas e à luta contra as redes de crime organizado, nomeadamente reforçando os dispositivos dos Órgãos de Polícia Criminal».

Escravatura do tempo presente

# O tráfico de mulheres sacrifica milhões de pessoas em todo o mundo, provenientes de contextos culturais, socioeconómicos e pessoais de grande vulnerabilidade;

# É a segunda actividade criminosa mais lucrativa do mundo. As mulheres e as meninas (71 por cento) são as principais vítimas, traficadas para exploração sexual e prostituição, trabalho forçado e extracção de órgãos e tecidos.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Manifestantes exigem devolução do dinheiro roubado à Venezuela

No Dia de Portugal, 10 de Junho, dezenas de pessoas, mobilizadas pela Comissão de Solidariedade «Venezuelana Soberana», manifestaram-se frente à sede do Novo Banco, em Lisboa, para exigir o desbloqueio dos mais de 1500 milhões de euros do Estado venezuelano ilegalmente retidos por este banco....

Melhores políticas para a Madeira

Em visita ao Porto Santo, a 6 de Junho, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, voltou a reclamar a construção de um hospital de proximidade naquela ilha e apresentou um projecto para a constituição de uma «lista de espera» específica para acesso dos residentes às consultas médicas e às cirurgias. Segundo o dirigente...

Imóveis para realojar no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal anunciou, no dia 5 de Junho, que foi aprovado o procedimento para a aquisição de 74 imóveis destinados a realojar agregados familiares residentes em Vale de Chícharos. Em comunicado, a autarquia explica que os imóveis destinam-se a moradores residentes nos lotes 13, 14 e 15 do loteamento...