Melhores políticas para a Madeira
Em visita ao Porto Santo, a 6 de Junho, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, voltou a reclamar a construção de um hospital de proximidade naquela ilha e apresentou um projecto para a constituição de uma «lista de espera» específica para acesso dos residentes às consultas médicas e às cirurgias.
Segundo o dirigente comunista, os residentes do Porto Santo não têm «respostas alternativas ou complementares ao serviço público na grande maioria dos cuidados de saúde». Neste sentido, defendeu Edgar Silva, é necessário «desenvolver todas as diligências junto da Administração Regional, nomeadamente através da tutela da área da saúde, no sentido de se garantir uma solução concreta para a acrescida morosidade e atrasos verificados no acesso a cuidados de saúde».
Recorde-se que no caso dos residentes do Porto Santo, os cuidados de saúde implicam deslocações e permanência na Madeira.
Atentado ambiental
No dia 4, numa iniciativa realizada na freguesia de São Martinho, Herlanda Amado, eleita da CDU na Assembleia Municipal do Funchal, alertou para vários casos de descargas ilegais que poluem a zona costeira, com potencial risco para a saúde pública.
Para a CDU, as praias do Gavinas e Formosa são exemplos da falta de estratégia das entidades competentes na defesa do meio ambiente.
«Não basta mudar uns pelos outros, quando a política de desprezo pelas populações se mantém. A autarquia funchalense é um exemplo paradigmático de uma mudança apenas de caras, quando as políticas nefastas para a cidade e seus munícipes se mantém», apontou Herlanda Amado.
Para a eleita comunista, «só uma outra política garantirá um caminho visando a defesa do meio ambiente, do ordenamento do território e a promoção de um efectivo desenvolvimento regional, com o aproveitamento racional dos recursos, criteriosas políticas de investimento público e de conservação da natureza. E esse rumo só será possível com o reforço da CDU.»