Solidariedade com a Palestina no 71.º aniversário da Nakba
O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) vai assinalar o 71.º aniversário da Nakba – catástrofe que se abateu sobre o povo palestiniano e sobre a qual foi construída a «independência» do Estado de Israel – com uma sessão pública no próximo dia 15, quarta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 18h30.
A iniciativa, apresentada e moderada por Maria do Céu Guerra, contará com a intervenção de Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina, Deolinda Machado, dirigente da LOC-MTC e da CGTP-IN, e Jorge Cadima, dirigente do MPPM. No final terá lugar um momento cultural com Francisco Fanhais e o Coro da Achada.
«Netanyahu (primeiro-ministro de Israel) ameaça anexar a Cisjordânia ocupada. Trump alardeia um mais que suspeito “acordo do século” para a paz na Palestina. Israel procura branquear a sua imagem com iniciativas como o Festival da Eurovisão», alerta, em comunicado, o MPPM, que critica o facto de a União Europeia continuar «a tratar Israel como parceiro privilegiado» apesar das «continuadas violações de direitos humanos e práticas de crimes de guerra denunciados por sucessivas comissões de inquérito independentes».