MDM saúda reforço de direitos

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) saúda as iniciativas parlamentares que «aprofundam os direitos específicos das mulheres trabalhadoras, no sentido de ampliar a protecção da função social da maternidade, em particular em situações de gravidez de risco ou de especial especificidade».

Medidas que o MDM vem reivindicando há várias décadas. «Só agora serão aprovadas iniciativas que visam garantir que grávidas que trabalham à noite ou tenham profissões de risco ou expostas a substâncias prejudiciais ao bebé, tenham direito a baixas médicas pagas a 100 por cento, ao invés de 65 por cento» e que «equiparam a licença de assistência a filho com deficiência às situações de doença crónica ou oncológica», esclarece o movimento.

Valoriza-se, também, o direito a três dispensas, em cada ciclo de tratamento de procriação medicamente assistida, a proibição da discriminação, por parte da entidade patronal, pelo exercício dos direitos de maternidade e paternidade no que se refere à atribuição de prémios de assiduidade e produtividade ou progressão na carreira, o direito do pai a ter três dispensas para acompanhar a mulher grávida nas consultas pré-natais, o direito a uma licença para deslocação a unidade hospitalar fora da ilha de residência para realização do parto, o acréscimo do período de internamento da criança, bem como 30 dias após a alta hospitalar nas situações de prematuridade, em que o parto ocorra até às 33 semanas, inclusive e o alargamento da licença obrigatória do pai de 15 para 20 dias.

Propostas necessárias
O MDM alerta, no entanto, para as propostas que podem vir a ser chumbadas, como o alargamento da licença de maternidade paga a 100 por cento, pelo menos até aos seis meses de idade do bebé, bem como a decisão livre da mulher e do casal sobre o período do gozo de licença parental, permitindo sempre o seu pagamento a 100 por cento, ou ainda a protecção em caso de despedimento ou não renovação de contrato a termo de mulher grávida, puérpere ou lactante, ou de trabalhador no gozo da licença parental.

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com a Palestina no 71.º aniversário da Nakba

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) vai assinalar o 71.º aniversário da Nakba – catástrofe que se abateu sobre o povo palestiniano e sobre a qual foi construída a «independência» do Estado de Israel – com uma sessão pública no próximo dia 15, quarta-feira, na Casa do Alentejo,...

Festival do Maio leva música de intervenção ao Seixal

MÚSICA O Parque Urbano do Seixal acolhe, amanhã e sábado, o Festival do Maio. Kusturica and The No Smoking Orchestra e os espetáculos Capicua & Mulheres da Lusofonia e Canções para Revoluções integram ovasto cartaz.

Memorial aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho

No dia 1 de Maio, foi inaugurado na Aldeia de Paio Pires, Seixal, um memorial aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho, o primeiro a ser inaugurado no nosso País, não se conhecendo a nível Europeu qualquer outro com o mesmo objectivo. A cerimónia contou com a presença dos...

Câmara de Viseu entrega terreno de 480 mil euros

O «negócio» decorre da aprovação da terceira alteração ao Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Paiva, que vai viabilizar a construção de três parques de estacionamento no centro histórico. Um dos parques será edificado num espaço verde (n.º 49 da rua Silva Gaio) adquirido pela autarquia por 480 mil euros. Na...