Festival do Maio leva música de intervenção ao Seixal

MÚSICA O Parque Urbano do Seixal acolhe, amanhã e sábado, o Festival do Maio. Kusturica and The No Smoking Orchestra e os espetáculos Capicua & Mulheres da Lusofonia e Canções para Revoluções integram ovasto cartaz.

Música de intervenção e protesto no Seixal

As duas noites de concertos, nos dias 10 e 11 de Maio, têm como objectivo fomentar propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, do activismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

A programação do Festival do Maio – uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com a direcção artística de Luís Varatojo – assenta em dois eixos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto; e as lutas actuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

O primeiro dia do festival, 10, conta com um dos mais icónicos artistas da música de intervenção feita em Portugal no antes e pós-25 de Abril: Fausto Bordalo Dias. Segue-se Capicua & Mulheres da Lusofonia (Sara Tavares e a rapper angolana Eva Rapdiva). A noite termina com Kusturica and The No Smoking Orchestra.

No sábado, 11, o primeiro concerto cabe a Pedro Jóia e Quarteto Arabesco, com «Canções para Revoluções», a cargo de António Zambujo, Lura, Úxia, Vitorino, Marina Pacheco e Mário Alves.

O festival encerra com «A Revolução Não Passa na Televisão» (DJ Set + VJ Homem do Leme), com uma selecção de música revolucionária de vários pontos do globo feita propositadamente para o evento.

Mais informações em http://www.cm-seixal.pt/festival-do-maio/2019/festival-do-maio.

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com a Palestina no 71.º aniversário da Nakba

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) vai assinalar o 71.º aniversário da Nakba – catástrofe que se abateu sobre o povo palestiniano e sobre a qual foi construída a «independência» do Estado de Israel – com uma sessão pública no próximo dia 15, quarta-feira, na Casa do Alentejo,...

Memorial aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho

No dia 1 de Maio, foi inaugurado na Aldeia de Paio Pires, Seixal, um memorial aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho, o primeiro a ser inaugurado no nosso País, não se conhecendo a nível Europeu qualquer outro com o mesmo objectivo. A cerimónia contou com a presença dos...

MDM saúda reforço de direitos

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) saúda as iniciativas parlamentares que «aprofundam os direitos específicos das mulheres trabalhadoras, no sentido de ampliar a protecção da função social da maternidade, em particular em situações de gravidez de risco ou de especial especificidade». Medidas que o MDM vem...

Câmara de Viseu entrega terreno de 480 mil euros

O «negócio» decorre da aprovação da terceira alteração ao Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Paiva, que vai viabilizar a construção de três parques de estacionamento no centro histórico. Um dos parques será edificado num espaço verde (n.º 49 da rua Silva Gaio) adquirido pela autarquia por 480 mil euros. Na...