Os três deputados da CDU fizeram mais e melhor do que os demais
PORTO «Esta não é uma luta eleitoral justa, porque não temos as mesmas armas. Hoje, participámos em muitas iniciativas, mas câmaras de TV nem vê-las. O que eles não sabem, é que nós não estamos habituados a tarefas fáceis»
Os avanços têm impacto na vida dos trabalhadores e do povo português
João Ferreira, cabeça-de-lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu respondeu assim à ocultação do trabalho da coligação pelos meios de comunicação dominantes. Foi no sábado à noite, no salão dos Bombeiros Voluntários de Valadares, durante um jantar que congregou mais de centena e meia de camaradas e amigos e no qual também participaram Alfredo Maia, mandatário distrital da CDU, Diana Ferreira e Tiago Oliveira, ambos candidatos.
«Ontem, apresentámos o nosso programa e compromissos da nossa futura actuação no PE. Mas antes disso, camaradas, prestámos contas do que fizemos. E serão poucos os que se podem gabar do dever cumprido, como nós.
Quem analisar o trabalho parlamentar europeu, facilmente concluirá que os 3 deputados da CDU fizeram mais e melhor do que os outros 18 portugueses»
Diana Ferreira, por sua vez, arrolou os avanços possíveis na «nova fase da política nacional, com o contributo e a intervenção determinantes do PCP».
Para a deputada e, agora, candidata ao PE, «são avanços cuja importância não podemos diminuir, pelo impacto que têm na vida dos trabalhadores e do povo português e porque são fruto da intervenção e insistência do PCP, da luta à qual nunca nos furtamos; e são também fruto da luta dos trabalhadores, mostrando bem que lutar vale a pena». Aliás, o «PS sozinho nunca os concretizaria. Foi a intervenção do PCP, da CDU, a nossa persistência, que permitiram a reposição dos direitos e dos rendimentos».
A jornada iniciou-se em Santo Tirso, onde os três candidatos se dedicaram a contactos de rua, e daí partiram para um almoço em Parada. Albertino Silva, presidente da Junta de Freguesia, frisou que a autarquia «é a única da CDU do concelho de Paredes, tendo por isso oportunidade de mostrar o seu trabalho, que é de qualidade e tem o envolvimento da população».
À tarde, foi a vez de ouvir os habitantes da Urbanização de S. Lázaro, em Amarante, e logo a seguir os de Penafiel, muitos dos quais se dirigiram pelo nome a João Ferreira. Surgiu sempre gente a fazer perguntas, a avançar queixas ou a questionar decisões, a que os candidatos não se mostraram indiferentes.
Antes do jantar, a comitiva esteve no belíssimo Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, onde o Sector Intelectual do Porto do PCP apresentou um número da ressuscitada revista Diagonal. A capacidade da sala foi exígua para as pessoas interessadas na cerimónia.