Eixos programáticos da CDU são compromisso com o povo

ELEIÇÕES «O PCP não desistirá da campanha de esclarecimento e de real debate político», assegurou Jerónimo de Sousa na apresentação da Declaração Programática do Partido ao sufrágio de 26 de Maio.

Naquilo que é essencial, PS, PSD e CDS estão de acordo

Na conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 12, o Secretário-geral do Partido, acompanhado na mesa por Ângelo Alves, da Comissão Política, e por João Ferreira e Sandra Pereira, primeiro e segunda candidatos na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE), começou por sublinhar que os compromissos assumidos no documento resultam da «análise responsável e verdadeira» da situação do povo e do País, e de uma intervenção «coerente» e «inigualável».

Nesse contexto, a CDU e os seus candidatos não temem comparações. «Bem pelo contrário, queremos e desafiamos todos os outros a compararem a sua intervenção com a dos deputados do PCP», acrescentou.

O que está a suceder na pré-campanha, porém, é uma fuga ao «debate eleitoral», considerou ainda Jerónimo de Sousa, que acusou PS, PSD e CDS de o fazerem porque «naquilo que é essencial estão todos de acordo».

Com a apresentação da Declaração Programática, realçou também o Secretário-geral comunista, pretendemos «dar visibilidade ao conteúdo da política que defendemos para Portugal e para a Europa». Nesse sentido, garantiu que «o PCP não desistirá nem um minuto de levar por diante uma campanha de esclarecimento e de real debate político».

Oportunidade para avançar

O cabeça-de-lista da CDU ao PE, por sua vez, salientou que «a realidade do País e os profundos problemas estruturais que enfrenta confirmam que o caminho verdadeiramente alternativo para resgatar Portugal da dependência e para libertar recursos para o seu desenvolvimento, exige a ruptura com a política de direita» e «com a sujeição aos interesses do grande capital e a submissão ao Euro e às imposições da União Europeia».

«A situação na Europa exige uma profunda reflexão» acerca das reais causas dos problemas que se avolumam em diversos domínios. «Não fazer esse questionamento e insistir nos caminhos que trouxeram a Europa até este ponto – o caminho da integração capitalista europeia – é permitir a continuação de um rumo que poderá ter consequências dramáticas para todos os povos», concluiu João Ferreira, antes de dar a conhecer os eixos programáticos do PCP assentes na elevação dos direitos laborais e sociais; no direito ao desenvolvimento soberano e por relações mutuamente vantajosas; numa cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, respeitadora da democracia; na promoção de relações de amizade, de cooperação, de solidariedade com todos os povos do mundo e numa Europa que respeite e promova a cultura, a diversidade e o intercâmbio cultural.

 



Mais artigos de: CDU

Com a CDU mais forte, mais fortes serão os trabalhadores

CASTELO BRANCO «Enquanto os socialistas davam os parabéns ao PSD e os bloquistas diziam que o escrutínio dera uma coisa boa e uma má, fomos os únicos a levantar a voz e a regozijarmo-nos com a derrota da direita», referiu João Ferreira na Covilhã.

Mais apoios à luta pela construção de uma outra Europa

O Centro de Trabalho Vitória, do Partido, em Lisboa, acolheu, segunda-feira, 15, um encontro de apoiantes da Coligação PCP-PEV, com actuais deputados, candidatos, membros de organizações representativas dos trabalhadores, autarcas, personalidades e figuras públicas. A iniciativa – apresentada...

Jantar em Grândola exalta Abril em apoio à CDU

Em Grândola, sexta-feira passada, 12, o 45.º aniversário da Revolução do 25 de Abril foi assinalado com um grande jantar regional do Alentejo, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. À chamada, lotando por completo a capacidade da sala, responderam cerca de 200 pessoas,...

Campanha de esclarecimento de massas depende essencialmente de nós

Na passada sexta-feira, João Ferreira esteve em acções de pré-campanha no distrito de Lisboa. Manhã cedo, o cabeça-de-lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu contactou com trabalhadores da EDP à porta da sede. No final, em declaração pública, insistiu que a liberalização do sector...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandre Hoffman Castela
Médico Cirurgião

Ana Capeta
Atleta (futebolista da Selecção Nacional) do SCP

André Carmo
Professor do Ensino Superior, dirigente do SPGL

António João Feio Valério
Presidente da CM Alvito

Fátima Rolo Duarte
Designer Lisboa

Fernando Correia
Jornalista e
professor universitário

Gonçalo Waddington
Actor e realizador

Jayanti Dutta
Leitora de Língua Russa FLUL

João Monge
Autor

Mário Fernando Pereira
Presidente da CM Alpiarça

Nuno Paulo Augusto da Silva
Presidente da CM Avis

Patrícia Guimarães
Ilustradora

Rogério Cação
Professor, dirigente associativo

Rogério Charraz
Cantor

Rui Nunes
Escritor

Sara Vidal
Vocalista dos «Diabo a Sete»

Sofia Machado
Membro da AE Escola Artística António Arroio

Vítor Proença
Empresário, presidente da CM Alcácer do Sal