Campanha de esclarecimento de massas depende essencialmente de nós

Na passada sexta-feira, João Ferreira esteve em acções de pré-campanha no distrito de Lisboa.

Manhã cedo, o cabeça-de-lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu contactou com trabalhadores da EDP à porta da sede. No final, em declaração pública, insistiu que a liberalização do sector eléctrico, determinada pela UE e cumprida com zelo por PS, PSD e CDS, foi boa para os accionistas mas péssima para os trabalhadores e os consumidores.

Os primeiros, porque vêem degradar-se acentuadamente os seus salários e direitos; os segundos porque estão confrontados com uma empresa que já não gera lucros para o Estado nem dá prioridade aos investimentos estratégicos de que Portugal carece. Daí que João Ferreira tenha sublinhado a proposta do PCP de retomar o controlo público da EDP e colocá-la ao serviço do povo e do País, e não dos especuladores.

Ao final da tarde João Ferreira contactou população e comerciantes no centro da Parede, concelho de Cascais, acompanhado por cerca de meia centena de activistas da CDU, bem como pela também candidata Alma Rivera (que antes esteve com pescadores em Cascais, descontentes com a degradação das condições na lota, e com utentes da Linha de Cascais, a quem realçou a importância da conquista do passe intermodal para todo o distrito, todos os operadores e a um preço verdadeiramente social).

No final, o primeiro candidato da CDU apelou à construção de uma campanha de esclarecimento de massas com os nossos próprios meios e empenho, já que, contrariamente ao que faz com outros candidatos, a comunicação social prima pela ausência nas acções da CDU.

A terminar a jornada, João Ferreira jantou com profissionais do sector do táxi, muitos dos quais sem filiação partidária, mas que ali estiveram, como salientaram Carlos Ramos e Carlos Silva, da Federação Portuguesa do Táxi, e um empresário da zona do Algarve que se deslocou propositadamente a Lisboa, para, de viva voz, manifestarem o seu apoio à força que esteve invariavelmente ao seu lado em defesa do sector e contra a voracidade das multinacionais, beneficiadas pelo Governo.

João Ferreira assegurou, por seu lado, que a luta do sector do táxi vai continuar a merecer dos comunistas e dos ecologistas toda a atenção onde quer que a CDU tenha eleitos, sendo certo que as razões e acção reivindicativa daqueles profissionais ganharão mais eco quanto mais eleitos tiver a coligação PCP-PEV, e expressou a necessidade, também aqui, de que o papel, coerência e intervenção do PCP nesta matéria não fique entre aquelas quatro paredes.

 



Mais artigos de: CDU

Com a CDU mais forte, mais fortes serão os trabalhadores

CASTELO BRANCO «Enquanto os socialistas davam os parabéns ao PSD e os bloquistas diziam que o escrutínio dera uma coisa boa e uma má, fomos os únicos a levantar a voz e a regozijarmo-nos com a derrota da direita», referiu João Ferreira na Covilhã.

Mais apoios à luta pela construção de uma outra Europa

O Centro de Trabalho Vitória, do Partido, em Lisboa, acolheu, segunda-feira, 15, um encontro de apoiantes da Coligação PCP-PEV, com actuais deputados, candidatos, membros de organizações representativas dos trabalhadores, autarcas, personalidades e figuras públicas. A iniciativa – apresentada...

Jantar em Grândola exalta Abril em apoio à CDU

Em Grândola, sexta-feira passada, 12, o 45.º aniversário da Revolução do 25 de Abril foi assinalado com um grande jantar regional do Alentejo, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. À chamada, lotando por completo a capacidade da sala, responderam cerca de 200 pessoas,...

Apoiamos a candidatura da CDU

Alexandre Hoffman Castela
Médico Cirurgião

Ana Capeta
Atleta (futebolista da Selecção Nacional) do SCP

André Carmo
Professor do Ensino Superior, dirigente do SPGL

António João Feio Valério
Presidente da CM Alvito

Fátima Rolo Duarte
Designer Lisboa

Fernando Correia
Jornalista e
professor universitário

Gonçalo Waddington
Actor e realizador

Jayanti Dutta
Leitora de Língua Russa FLUL

João Monge
Autor

Mário Fernando Pereira
Presidente da CM Alpiarça

Nuno Paulo Augusto da Silva
Presidente da CM Avis

Patrícia Guimarães
Ilustradora

Rogério Cação
Professor, dirigente associativo

Rogério Charraz
Cantor

Rui Nunes
Escritor

Sara Vidal
Vocalista dos «Diabo a Sete»

Sofia Machado
Membro da AE Escola Artística António Arroio

Vítor Proença
Empresário, presidente da CM Alcácer do Sal