Festa do Avante! é a festa do Portugal de Abril

Alexandre Araújo (Membro do Secretariado)

Dentro de poucos dias comemoraremos o 45.º aniversário do 25 de Abril, um dos mais importantes acontecimentos da história do nosso País. A Revolução de Abril realizou profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais, afirmou a soberania e a independência nacional, pôs fim a 48 anos de fascismo e abriu um caminho de progresso e desenvolvimento.

A Festa será erguida com o empenho do colectivo partidário e de muitos amigos

A Revolução de Abril comporta conquistas e valores que continuam enraizados na juventude, nos trabalhadores e no povo português. Valores que importa afirmar e projectar no futuro de Portugal.

Tornada possível com o 25 de Abril e a conquista da liberdade, realizou-se em 1976, nas instalações da FIL, a primeira Festa do Avante!. Um longo percurso foi percorrido desde então: este ano, a 6, 7 e 8 de Setembro, realizaremos a 43.ª edição da Festa do Avante!, acontecimento político-cultural maior, que se afirma desde sempre como a Festa do Portugal de Abril.

Uma Festa que vamos erguer com o empenho de sempre do colectivo partidário e de muitos amigos da Festa, a par de uma intensa intervenção do Partido, no estímulo à luta dos trabalhadores e das populações, na valorização do papel do Partido na defesa, reposição e conquista de direitos na nova fase da vida política nacional, no reforço da organização do Partido e na resposta empenhada às exigentes batalhas eleitorais.

A par da construção de uma campanha eleitoral onde se privilegie a mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apresentando soluções para os problemas do País, e o aprofundamento de um estilo de campanha marcado pela conversa e o contacto directo, ganhando mais gente para o apoio à CDU e afirmando a alternativa patriótica e de esquerda, vamos construir a Festa do Avante!.

Esta construção exige o empenho de todo o colectivo partidário, para dar resposta à multiplicidade de áreas e tarefas indispensáveis para o êxito da Festa. Desde logo com a elaboração dos projectos, a preparação da construção e a organização das jornadas de trabalho, a elaboração do programa e conteúdos, a organização de todo o seu funcionamento, garantindo uma ampla mobilização para o assegurar, mas sobretudo um forte empenhamento na promoção e divulgação da Festa do Avante! e na venda das EP.

Levar longe a divulgação da Festa
O êxito da Festa do Avante! será tanto maior quanto mais longe soubermos e conseguirmos levar a sua divulgação. Afirmando a Festa do Avante! como uma Festa para todos. Divulgando o seu amplo programa, da música ao teatro, do cinema às artes plásticas, do desporto às realizações políticas, da gastronomia à ciência. Afirmando os serviços colocados à disposição dos visitantes para garantir a sua comodidade, organizando excursões e outros transportes. Valorizando a sua identidade e o amplo espaço de liberdade, tranquilidade e de convívio fraterno que constitui.

Valorizando a EP como título de solidariedade e a sua aquisição antecipada como expressão concreta dessa solidariedade. Alargando a rede de «vendedores» e de locais onde é possível encontrar a EP, para assegurar a sua mais ampla distribuição, e destacando tudo o que permite durante os três dias de Festa. Valorizando que, com a sua aquisição antecipada pelo valor de 26 euros, se poupa 11,50 euros em relação à sua aquisição nas bilheteiras da Festa.

Vamos intervir e construir a Festa, num quadro de intensa ofensiva ideológica, sabendo que contamos com os nossos meios e as nossas forças, a força da organização e da militância, para vencer silenciamentos, deturpações e campanhas de difamação e mentira. Vamos fazê-lo com a confiança que nos dão 98 anos de história sempre com os trabalhadores e o povo e com a confiança que temos por sabermos que lutamos pelo mais belo ideal de emancipação da humanidade, pela democracia avançada, pelo socialismo e o comunismo.

 



Mais artigos de: Opinião

Diz-me com quem andas...

Discursando na apresentação dos candidatos do PSD às eleições para o Parlamento Europeu na passada sexta-feira, dia 5, Rui Rio afirmou que votar nos sociais-democratas dá garantia de moderação e perda de influência da extrema-direita. E para que dúvidas não houvesse, advertiu com a sua proverbial autoridade: «temos de...

Do verbo colaborar

Um interessante trabalho, publicado no Dinheiro Vivo, dá conta de que os 10 portugueses mais ricos, que têm um património acumulado de 14 mil milhões de euros, empregam 65 mil pessoas. Ficamos a saber que os que detêm cerca de 7% do PIB nacional, apenas dão trabalho a 1,3% dos 4 milhões de trabalhadores por conta de...

Direito a ser feliz

Os novos passes sociais, que entraram em vigor no passado dia 1, são, como o PCP afirmou, o «maior avanço nos transportes públicos desde 1976», data em que o passe social foi criado. A face mais visível desse avanço é evidentemente o preço, com os actuais utilizadores do passe social a terem reduções muito...

Pela Paz! Não à NATO!

Têm tanto de confrangedor quanto de preocupante a declaração dos ministros de negócios estrangeiros e as diversas intervenções proferidas pelos responsáveis da NATO, a 4 de Abril passado, por ocasião dos 70 anos deste bloco político-militar. É confrangedor o nível da hipocrisia, da mentira e da ocultação a que pública e...

Campanha alegre

A pré-campanha eleitoral para as eleições para o Parlamento Europeu (PE) anda por aí em força. O primeiro-ministro António Costa insiste em propagandear o sucesso da sua quadratura do círculo, feita de dedicação às restrições orçamentais de Bruxelas e, ao mesmo tempo, da insuficiência de investimentos nos serviços...