Comunista eleito em Tunceli nas eleições locais na Turquia

Nas eleições locais na Turquia, no domingo, 31, Fathi Mehmet Maçoglu, do Partido Comunista da Turquia (TKP), foi eleito no município de Tunceli (ex-Dersim), que será a primeira cidade turca a ser governada por comunistas.

O total de eleitores em Tunceli, capital da província do mesmo nome, na Anatólia Oriental, é de 56.943, de uma população de mais de 86.000 habitantes.

O candidato comunista obteve 32,41% dos votos, à frente de candidatos de outras forças – Partido Democrático Popular (HDP), pró-curdo, com 27,97%, Partido Republicano do Povo (CHP), com 20,95%, e Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado pelo presidente Recep Erdogan, com 14,76%.

«Demonstraremos a todo o país que é possível um modelo socialista de gestão», declarou Maçoglu, que já em 2014 tinha sido eleito autarca no distrito de Ovacik, também na província de Tunceli. Tornou-se conhecido por ter dinamizado uma cooperativa agrícola de produção naquela localidade e zonas vizinhas. A autarquia distribuía apoios agrícolas, incluindo sementes e gasóleo, e garantia a compra dos produtos. «Vamos expandir a produção e o sistema de gestão que começámos em Ovacik», prometeu o novo alcaide de Tunceli, garantindo que o município será administrado com o povo, numa política de «portas abertas».

Segundo dados estatísticos oficiais, Tunceli é uma das cidades com melhor qualidade de vida na Turquia e uma das primeiras quanto ao nível de educação da sua população.

Nas eleições locais turcas, a Aliança Popular (AKP e Partido Movimento Nacionalista), liderada por Erdogan, obteve a maioria dos votos (51%) no país mas perdeu algumas metrópoles, como a capital, Ankara, e Istambul, a favor da coligação oposicionista, a Aliança Nacional (CHP e IYI). A terceira maior cidade turca, Esmirna, foi também conquistada pela oposição.




Mais artigos de: Internacional

Palestinos manifestam-se em Gaza no Dia da Terra

PALESTINA Com novas manifestações na Faixa de Gaza, reprimidas brutalmente pelas autoridades israelitas, milhares de palestinos assinalaram o Dia da Terra e o primeiro ano da Grande Marcha do Retorno.

EUA e Israel estão isolados e fora da ordem internacional, acusa a Síria

Os EUA e Israel estão isolados e fora da ordem internacional e são uma ameaça directa à paz e segurança mundiais, acusou o embaixador da Síria nas Nações Unidas, Bashar Al Jaafari. A declaração do presidente estado-unidense de reconhecer a «soberania de Israel» sobre o Golã sírio é uma afronta à ONU e à comunidade...

«Por Lula Livre» em Lisboa e Coimbra no dia 7

Sob o apelo do Comité Internacional Lula Livre, no Brasil e em todo o mundo vão realizar-se jornadas de solidariedade com Lula da Silva, pela sua libertação e pela democracia no Brasil. Em Portugal, o núcleo do Partido dos Trabalhadores em Lisboa e o Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa promovem...