«Por Lula Livre» em Lisboa e Coimbra no dia 7
Sob o apelo do Comité Internacional Lula Livre, no Brasil e em todo o mundo vão realizar-se jornadas de solidariedade com Lula da Silva, pela sua libertação e pela democracia no Brasil. Em Portugal, o núcleo do Partido dos Trabalhadores em Lisboa e o Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa promovem no dia 7, às 16 horas, actos «Por Lula Livre» no Praça de Camões, em Lisboa, e na Praça 8 de Maio em Coimbra.
Nesse mesmo dia assinala-se um ano sobre a prisão injusta do antigo presidente brasileiro, num processo de carácter político que teve como objectivo central impedir a sua candidatura às eleições presidenciais. Ao mesmo tempo, representou um novo passo do golpe de Estado institucional que destituiu Dilma Rousseff e abriu o caminho da Presidência do Brasil de Jair Bolsonaro, um apologista da ditadura militar que por mais de duas décadas oprimiu o povo brasileiro.
Passado um ano fica cada vez mais evidente que a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva não é mais do que uma tentativa das forças reaccionárias brasileiras de pôr travão à luta e resistência em defesa da democracia e das conquistas alcançadas nos mandatos de Lula da Silva e Dilma Rousseff.