EUA e Israel estão isolados e fora da ordem internacional, acusa a Síria
Os EUA e Israel estão isolados e fora da ordem internacional e são uma ameaça directa à paz e segurança mundiais, acusou o embaixador da Síria nas Nações Unidas, Bashar Al Jaafari.
A declaração do presidente estado-unidense de reconhecer a «soberania de Israel» sobre o Golã sírio é uma afronta à ONU e à comunidade internacional, afirmou o diplomata perante o Conselho de Segurança, em Nova Iorque, no dia 27 de Março.
Damasco condenou a declaração ilegal de Trump e o embaixador sírio considerou esse documento um presente ao primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, em campanha eleitoral.
Tais práticas do governo dos EUA são cada vez mais frequentes e representam um perigo, uma tendência grave que atenta contra o direito internacional e desafia as resoluções aprovadas pela ONU, sublinhou o diplomata.
Na sessão do Conselho de Segurança, 14 dos seus 15 membros denunciaram o comportamento criminoso de Telavive, lembrando que a anexação de territórios pela força viola a Carta das Nações Unidas.
«O Golã é da Síria e havemos de o recuperar», garantiu Bashar Al Jaafari.