Nas eleições locais na Turquia, no domingo, 31, Fathi Mehmet Maçoglu, do Partido Comunista da Turquia (TKP), foi eleito no município de Tunceli (ex-Dersim), que será a primeira cidade turca a ser governada por comunistas.
O total de eleitores em Tunceli, capital da província do mesmo nome, na Anatólia Oriental, é de 56.943, de uma população de mais de 86.000 habitantes.
O candidato comunista obteve 32,41% dos votos, à frente de candidatos de outras forças – Partido Democrático Popular (HDP), pró-curdo, com 27,97%, Partido Republicano do Povo (CHP), com 20,95%, e Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado pelo presidente Recep Erdogan, com 14,76%.
«Demonstraremos a todo o país que é possível um modelo socialista de gestão», declarou Maçoglu, que já em 2014 tinha sido eleito autarca no distrito de Ovacik, também na província de Tunceli. Tornou-se conhecido por ter dinamizado uma cooperativa agrícola de produção naquela localidade e zonas vizinhas. A autarquia distribuía apoios agrícolas, incluindo sementes e gasóleo, e garantia a compra dos produtos. «Vamos expandir a produção e o sistema de gestão que começámos em Ovacik», prometeu o novo alcaide de Tunceli, garantindo que o município será administrado com o povo, numa política de «portas abertas».
Segundo dados estatísticos oficiais, Tunceli é uma das cidades com melhor qualidade de vida na Turquia e uma das primeiras quanto ao nível de educação da sua população.
Nas eleições locais turcas, a Aliança Popular (AKP e Partido Movimento Nacionalista), liderada por Erdogan, obteve a maioria dos votos (51%) no país mas perdeu algumas metrópoles, como a capital, Ankara, e Istambul, a favor da coligação oposicionista, a Aliança Nacional (CHP e IYI). A terceira maior cidade turca, Esmirna, foi também conquistada pela oposição.