Metropolitano de Lisboa precisa de investimento

TRANSPORTES O PCP vai continuar a bater-se pela satisfação das necessidades do Metropolitano de Lisboa ao nível dos recursos humanos, material circulante e investimento, por um melhor serviço público.

O Metro continua ser receber compensação pelo passe social

«O actual Governo continua a faltar aos seus compromissos com os trabalhadores e utentes do Metropolitano», realça o PCP num comunicado editado após uma delegação constituída pelo deputado Bruno Dias e o eleito na Assembleia Municipal de Lisboa Fábio Sousa ter estado reunida com membros dos órgãos representativos dos trabalhadores da empresa.

Uma primeira questão debatida prende-se com o adiamento da entrada dos trabalhadores operacionais necessários», apesar das sucessivas promessas efectuadas e «ciclicamente renovadas». Os comunistas realçam as consequências deste adiamento na degradação do serviço prestado aos utentes e no desgaste dos actuais trabalhadores.

Quanto à chamada «linha circular», ambas as delegações foram unânimes a considerar errada a sua construção, que «implicará o esbanjamento de recursos públicos numa solução errada do ponto de vista técnico e desnecessária para o alargamento da oferta». Já sobre o material circulante, os trabalhadores alertaram o PCP para a necessidade de garantir a adequada manutenção das actuais 111 composições, cujo limite de vida útil só poderá ser atingido se ocorrerem as devidas reparações e remotorizações. O Partido lembrou, na ocasião, o seu projecto de resolução, aprovado em Junho, que aponta para a necessidade de um Plano Nacional para o Material Circulante.

Os comunistas denunciam ainda o subfinanciamento crónico da empresa, a utilização do seu património por outras entidades e a falta do pagamento de indemnizações compensatórias, ao mesmo tempo que exigem a constituição do fundo de pensões dos trabalhadores e reformados do Metropolitano, há muito prometida.




Mais artigos de: PCP

PCP valoriza avanços mas exige ruptura

CAMPANHA «Com a nossa intervenção, este orçamento, ainda que limitado pelas opções do Governo do PS, dá passos adiante nesta linha de reposição de direitos e rendimentos», considerou o Secretário-geral do PCP.

Braga destaca carácter humanista da Festa do Avante!

A Organização Regional de Braga do PCP promoveu há dias um convívio regional para destacar o contributo de todos quantos desempenharam tarefas na Festa do Avante! de 2017, no qual participaram 70 pessoas. A iniciativa seguiu-se a uma reunião onde se fez o balanço da última Festa e se projectou...

Conciliar o desenvolvimento com a preservação do ambiente

Num comunicado emitido no dia 25, a Comissão Concelhia de Setúbal do PCP pronuncia-se sobre o projecto de melhoria da acessibilidade marítima ao porto de Setúbal, a cargo da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Para os comunistas, a «modernização, reforço e articulação dos...

Exemplo de sobre-exploração

A empresa que, em Agosto, ganhou o concurso público de prestação de serviços de limpeza de alguns departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desrespeita frontalmente os direitos dos trabalhadores. A denúncia é do Sector de Empresas da Organização Concelhia de Coimbra do PCP, que após...

Pescada do Brasil

Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil. Este facto (hoje), parece, segundo alguma comunicação social, o fenómeno pescada: antes de o ser já o era. Não se pretende aqui analisar as razões de fundo que levaram ao resultado eleitoral do passado domingo, antes deixar pistas de reflexão sobre o papel dos media em Portugal,...