Conciliar o desenvolvimento com a preservação do ambiente

Num comunicado emitido no dia 25, a Comissão Concelhia de Setúbal do PCP pronuncia-se sobre o projecto de melhoria da acessibilidade marítima ao porto de Setúbal, a cargo da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Para os comunistas, a «modernização, reforço e articulação dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines é indissociável da salvaguarda do equilíbrio entre a actividade comercial, a defesa do ambiente, a promoção e valorização da actividade piscatória e turística». A interligação entre estas questões, aliás, há muito que integra os programas eleitorais do PCP para a região.

Para o Partido, a reconstrução do sistema de dragagens público e nacional de modo a garantir condições de segurança da navegabilidade de canais e portos é condição para o desenvolvimento da actividade portuária. Já a defesa do património natural, em particular do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado, é indissociável da «valorização do sector da pesca, do desenvolvimento da actividade turística, assim como do usufruto pelas populações destas riquezas naturais». Estes são, para o PCP, aspectos fundamentais para qualquer intervenção na zona.

Os comunistas destacam as conclusões do estudo de impacto ambiental e do parecer da Câmara Municipal, que apontam os riscos existentes e as medidas para os minimizar, e as questões levantadas pelos representantes do sector da pesca relativamente à localização escolhida para a deposição dos dragados, com impactos negativos. O PCP defende, assim, a alteração desta opção «para a localização utilizada anteriormente sem consequências conhecidas».




Mais artigos de: PCP

PCP valoriza avanços mas exige ruptura

CAMPANHA «Com a nossa intervenção, este orçamento, ainda que limitado pelas opções do Governo do PS, dá passos adiante nesta linha de reposição de direitos e rendimentos», considerou o Secretário-geral do PCP.

Metropolitano de Lisboa precisa de investimento

TRANSPORTES O PCP vai continuar a bater-se pela satisfação das necessidades do Metropolitano de Lisboa ao nível dos recursos humanos, material circulante e investimento, por um melhor serviço público.

Braga destaca carácter humanista da Festa do Avante!

A Organização Regional de Braga do PCP promoveu há dias um convívio regional para destacar o contributo de todos quantos desempenharam tarefas na Festa do Avante! de 2017, no qual participaram 70 pessoas. A iniciativa seguiu-se a uma reunião onde se fez o balanço da última Festa e se projectou...

Exemplo de sobre-exploração

A empresa que, em Agosto, ganhou o concurso público de prestação de serviços de limpeza de alguns departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desrespeita frontalmente os direitos dos trabalhadores. A denúncia é do Sector de Empresas da Organização Concelhia de Coimbra do PCP, que após...

Pescada do Brasil

Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil. Este facto (hoje), parece, segundo alguma comunicação social, o fenómeno pescada: antes de o ser já o era. Não se pretende aqui analisar as razões de fundo que levaram ao resultado eleitoral do passado domingo, antes deixar pistas de reflexão sobre o papel dos media em Portugal,...