«O Rei Lear» reeditado pela Página a Página

A mais re­cente edição de «O Rei Lear», do dra­ma­turgo Wil­liam Sha­kes­peare, com tra­dução, ilus­tra­ções e notas de Álvaro Cu­nhal, foi pu­bli­cada de novo pela Pá­gina a Pá­gina e apre­sen­tada quinta-feira, 25, no Centro de Tra­balho Vi­tória do PCP, em Lisboa.

Na sessão, Bruno Bravo, actor e en­ce­nador que levou a peça ao Te­atro Na­ci­onal Maria II em 2017, des­tacou o facto de a tra­dução de Álvaro Cu­nhal da­quela obra – no iso­la­mento do Es­ta­be­le­ci­mento Pri­si­onal de Lisboa, na dé­cada de 50 do sé­culo pas­sado – ser de uma ele­va­dís­sima qua­li­dade, o que de­monstra o do­mínio da língua de par­tida e de che­gada, o co­nhe­ci­mento pro­fundo de Sha­kes­peare, dos seus textos e ver­sões, bem como dos es­tudos sobre o poeta, dra­ma­turgo e actor in­glês.

Sobre a peça e razão de Álvaro Cu­nhal ter op­tado por fazer a tra­dução de «O Rei Lear», Bruno Bravo adi­antou al­gumas hi­pó­teses: a di­mensão po­lí­tica da peça, o papel da ver­dade e da men­tira, o re­trato da con­dição hu­mana e o que é ne­ces­sário para o Homem con­ti­nuar a ser Homem. Re­correu à fala de Edgar, com que ter­mina a peça, para ilus­trar a ac­tu­a­li­dade da obra: «Temos de obe­decer à cor­rente destes tristes tempos; dizer o que sen­timos, não o que de­ve­ríamos dizer».

 



Mais artigos de: Nacional

Mobilizar para transformar o futuro da juventude

PRI­O­RI­DADE A Di­recção Na­ci­onal (DN) da JCP, reu­nida no dia 21 de Ou­tubro, em Lisboa, ana­lisou a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial e traçou li­nhas para in­ten­si­ficar a luta e re­forçar a orga­ni­zação.

Luta repõe horários na Linha do Oeste

TRANS­PORTES A CP repõe, a partir de 4 de No­vembro, os ho­rá­rios e as li­ga­ções na Linha do Oeste. A luta pela re­no­vação do ma­te­rial cir­cu­lante e a elec­tri­fi­cação da linha vai con­ti­nuar.

Utentes da Margem Sul fartos de promessas

Depois do anúncio da aquisição de dez novos navios para a Transtejo e para a Soflusa, assim como do reforço de verbas para a manutenção da frota, os 875 mil euros inscritos no Orçamento do Estado (OE) para 2019 são insuficientes, considera a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul. Em nota de imprensa, onde se...

Avis e Aljustrel contra fecho dos CTT

Hoje, quarta-feira, às 17h00, tem lugar uma concentração em defesa da Estação de Correios de Avis. O protesto é promovido pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal (CM) de Avis. Numa tomada de posição aprovada no dia 24 de Outubro, o município, de maioria CDU, contesta o encerramento da...