Utentes da Margem Sul fartos de promessas
Depois do anúncio da aquisição de dez novos navios para a Transtejo e para a Soflusa, assim como do reforço de verbas para a manutenção da frota, os 875 mil euros inscritos no Orçamento do Estado (OE) para 2019 são insuficientes, considera a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul.
Em nota de imprensa, onde se valoriza a adesão dos responsáveis da Área Metropolitana de Lisboa à defesa de um passe intermodal para a área metropolitana, os utentes exigem «respostas concretas aos problemas do sector». Nas últimas semanas, por exemplo, têm sido suprimidas várias ligações entre Cacilhas e o Cais do Sodré. «É urgente dotar» a Transtejo «de mais barcos», com uma séria «manutenção dos equipamentos existentes e mais trabalhadores», reclamam.
Também na Soflusa faltam barcos, situação que se agravou com um acidente que deixou inoperacional o «Antero de Quental». «Agora são cinco os barcos disponíveis, o que vai causar perturbações na circulação, em especial nas horas de ponta no período da manhã», disse, à Lusa, no passado dia 22, Frederico Pereira, do Sindicato da Marinha Mercante.