Avis e Aljustrel contra fecho dos CTT
Hoje, quarta-feira, às 17h00, tem lugar uma concentração em defesa da Estação de Correios de Avis. O protesto é promovido pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal (CM) de Avis.
Numa tomada de posição aprovada no dia 24 de Outubro, o município, de maioria CDU, contesta o encerramento da Estação, que será transformada num Posto de Correios explorado por um agente privado. A Loja do Cidadão que funcionava na Estação – com diversos serviços – será encerrada.
A CM promete «tudo fazer, no plano institucional e político, para impedir» aquele encerramento e manifesta a sua solidariedade «para com a população que, por todo o País, tem sido afectada pelo encerramento de serviços, atrasos e aumento de tarifas» e «aos trabalhadores que têm visto os seus postos de trabalho em risco». Por último, reclama-se do Governo PS uma «tomada de opção certa, estratégica, retomando o controlo público dos CTT, a única forma de garantir o serviço público e universal dos Correios».
Reverter o processo
Na passada quinta-feira, 25, mais de 150 pessoas estiveram concentradas frente a Estação de Correios de Aljustrel para protestar contra o seu encerramento. O protesto foi convocado pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Aljustrel e contou com a presença de dirigentes regionais e nacionais do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e das Telecomunicações. Em causa está a passagem (já consumada) da Estação para Posto de Correios, gerido por um privado.