PCP presente na Festa do PCE
Nos passados dias 28, 29 e 30 de Setembro, em Villa de Vallecas, Madrid, realizou-se mais uma Festa do Partido Comunista de Espanha (PCE). Num bairro de tradições operárias e populares, foram muitos os que, oriundos de todos os pontos de Espanha, compareceram na Festa do PCE, que teve na juventude uma forte e entusiasmante presença.
Durante três dias, a Festa do PCE pautou-se por um programa político e cultural diversificado, com concertos, debates, apresentações de livros, programação para crianças, entre outras actividades. As várias organizações do PCE fizeram-se representar, assim como a União de Juventudes Comunistas de Espanha (UJCE) e diversas organizações de solidariedade com os povos.
A solidariedade com a Palestina teve particular expressão num acto no palco principal da Festa do PCE, que contou com a participação de Ahed Tamimi – jovem activista palestiniana, que foi presa pelas autoridades de Israel por defender os direitos do povo palestiniano, enfrentando corajosamente soldados israelitas –, que é um símbolo da resistência contra a ocupação israelita, da luta por uma Palestina livre.
Num combativo comício, Enrique Santiago, Secretário-geral do PCE, deu voz, entre outros importantes aspectos, às lutas travadas pelos direitos das mulheres e da juventude, contra a precariedade laboral, pelo aumento das pensões e reformas, reafirmando o compromisso dos comunistas espanhóis na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos povos de Espanha.
O PCP participou com um stand, onde esteve exposta a exposição do II Centenário do Marx, uma banca com livros das edições Avante! e materiais do Partido e uma banca com produtos nacionais – todos bastante procurados. Foi possível contactar com centenas de visitantes que queriam conhecer melhor a situação em Portugal, sendo expresso o respeito, a simpatia e a solidariedade mútua entre os respectivos partidos e povos. O PCP teve ainda a oportunidade de participar num debate com o tema «Alternativas à União Europeia».
A delegação do PCP foi constituída por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do CC e responsável da Secção Internacional, e por Cristina Cardoso, da Secção Internacional.