Dormir sobre o assunto

João Frazão

Vai para aí um reboliço (justo, diga-se de passagem) com o facto de haver cada vez menos camas disponíveis para os milhares de estudantes do Ensino Superior deslocados que, a cada início de ano lectivo, procuram alojamentos privados, debatendo-se com ofertas na ordem das centenas de euros por mês, por um quarto. Com sorte, com boas vistas. Com muita sorte com boas condições.

Tal situação, alerta para duas questões distintas.

A primeira, clara como água, é que esta situação decorre de décadas de política de direita de desinvestimento no Ensino Superior Público e de desprezo pelo preceito constitucional que assegura a todos o direito de acesso aos mais elevados graus de ensino, e que assume que o Estado deve garantir a gratuitidade progressiva de todos os graus de ensino.

De facto, ao não garantir a existência de oferta pública de alojamentos a todos os estudantes, a política de direita, e os sucessivos Governos que lhe deram corpo, sujeitam esses milhares de jovens à especulação, que agora se acentua com a multiplicação de outras dinâmicas de procura, nomeadamente ao nível do alojamento local.

A segunda, para que se reponha a verdade, é que alguns dos que hoje se mostram muito indignados com essa situação escandalosa, são os mesmos que estão na origem desses problemas reais, e mesmo que, no ano passado, por ocasião do debate do Orçamento do Estado para 2018, inviabilizaram a proposta do PCP que atribuía verbas ao Ministério do Ensino Superior e da Ciência para que se garantissem, em 2020, mais 1000 camas públicas do que actualmente.

Sim, onde estavam PS, PSD e CDS quando a proposta do PCP foi votada e chumbada? Estavam do lado do chumbo.

E o que fazem os órgãos de comunicação social que hoje se arvoram em paladinos dos direitos estudantis? Omitiram na altura a proposta do PCP e escondem-na agora, de novo.

Nós é que não estamos a dormir sobre o assunto!




Mais artigos de: Opinião

O voto da Hungria

A votação do relatório do Parlamento Europeu (PE) sobre a Hungria constituiu uma vergonhosa manobra de hipocrisia e branqueamento das responsabilidades da União Europeia (UE) nos atropelos à democracia e soberania e no crescimento do racismo, xenofobia e forças de extrema-direita. É sintomático que esta resolução surja...

Benchmarking

A necessidade do capitalismo de disfarçar a sua essência exploratória é tão grande que os seus defensores não olham a meios para tentar atingir os seus fins. Pouco importa o que tenham de dizer, de mentir, de enganar. O que importa é que o façam, com a garantia de que as suas palavras terão repercussão bastante. O cerco...

Avançar e não andar para trás!

Neste mês de Setembro de 2018, passados quase três anos na nova fase da vida política nacional, a realidade evidencia quanto foi importante o que se impediu, o que se defendeu, repôs e conquistou.

Bolsonaro

Depois da destituição de Dilma Rousseff, sem crime nem culpa formada; depois da prisão de Lula da Silva, por alegados crimes que a justiça não provou; depois da proibição do Supremo Tribunal Federal à candidatura do PT/PCdoB/PROS de usar imagens de Lula da Silva na sua campanha eleitoral, as eleições presidenciais no...

Ano novo, vida nova

Se há acontecimento que marcou a semana das famílias com crianças e jovens em idade escolar foi o início do ano lectivo, que implica acertar rotinas e quotidianos, comprar materiais, organizar horários, numa planificação cada vez mais complexa. Nervosismos e saudades das férias à parte, a verdade é que cada novo ano...