Investimento no Metro exclui respostas urgentes

SOLUÇÕES A submissão às orientações e imposições da União Europeia e do euro continua a travar a resposta necessária aos problemas dos transportes públicos, comentou o PCP.

Falta uma discussão que resulte num plano de fomento

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do Partido saudou a decisão do Governo de comprar material circulante e de sinalização para o Metropolitano de Lisboa, que sucede a «anos de desinvestimento, da responsabilidade de PS, PSD e CDS», mas «ocorre quando continuam a ser adiadas as respostas urgentes – e de muito menor custo – de que o ML necessita».

Num comunicado de dia 9, segunda-feira, o sector «lamenta» que a decisão seja «desenquadrada de uma discussão séria sobre as necessidades nacionais de material circulante nos próximos 15 anos e a possibilidade de enfrentar essas necessidades com um autêntico plano de fomento». Este deve impor «as soluções mais racionais» e garantir «a máxima incorporação nacional, quer na produção, quer na manutenção futura do material», como o PCP propõe num projecto de resolução que apresentou na AR.

O Partido «lamenta ainda que, continuando há longo tempo 30 composições (mais do dobro do que agora se anuncia querer comprar) imobilizadas por falta de trabalhadores na Manutenção do Metropolitano, o Governo continue a proibir a contratação dos 23 trabalhadores pedidos pela própria administração».

«Também noutras questões essenciais para a melhoria do serviço», como a falta

de trabalhadores nas estações, na fiscalização e na manutenção da infra-estrutura, o Governo «continua a adiar as contratações necessárias» e «a dar mostras de antes apostar na tentativa de generalizar a subcontratação».

 



Mais artigos de: PCP

Prostituição é exploração e violência

O auditório da Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, acolheu no dia 7 um debate promovido pelo PCP com o tema «Prostituição: uma grave forma de violência e exploração». Para além do deputado no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes e de Margarida Botelho, da Comissão Política, participaram ainda Sandra Benfica, do...

Duas medidas

A Segurança Social, as pensões e as reformas são temas em que a marca do PCP na actual legislatura é indesmentível. Foi-o nos aumentos extraordinários do ano passado e deste ano, indo além do simples descongelamento a que outros se resignaram, e é-o na discussão em torno da idade da reforma e das condições em que pode...

Fim às portagens no distrito do Porto

INICIATIVA O PCP exige a eliminação das portagens nas autoestradas que servem o distrito do Porto e apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República nesse sentido.

Recuo da Transtejo é resultado da luta, garante PCP

O PCP está a distribuir um comunicado à população do concelho de Almada, mais concretamente da freguesia da Trafaria, no qual valoriza o resultado da luta pela manutenção da ligação fluvial Trafaria – Porto Brandão – Belém. Os comunistas garantem ter sido «por força da luta» que a suspensão do transporte de passageiros...