Solidariedade do PCP com o povo colombiano

O PCP alertou para «a grave si­tu­ação de in­cum­pri­mento do acordo de Paz na Colômbia e para o re­cru­des­ci­mento da re­pressão e das vi­o­la­ções dos di­reitos hu­manos, de que a vaga de as­sas­si­natos de di­ri­gentes e ac­ti­vistas so­ciais e po­lí­ticos, in­cluindo an­tigos com­ba­tentes das FARC-EP, ac­tu­al­mente des­mo­bi­li­zados, e seus fa­mi­li­ares, cons­titui a sua ex­pressão mais dra­má­tica».

Uma nota do Ga­bi­nete de Im­prensa do PCP, de 9 de Março, re­alça que «a não apli­cação in­te­gral do Acordo Final de Paz por parte de ins­ti­tui­ções do Es­tado co­lom­biano – no­me­a­da­mente e entre ou­tros as­pectos re­le­vantes, no que diz res­peito à de­sar­ti­cu­lação dos grupos pa­ra­mi­li­tares de ex­trema-di­reita e à eli­mi­nação do es­ta­tuto de im­pu­ni­dade de que estes gozam – cons­titui um ele­mento de­ter­mi­nante do agra­va­mento da crise hu­ma­ni­tária e so­cial na Colômbia e da vi­o­lação das ga­ran­tias e di­reitos de­mo­crá­ticos no ano em que se re­a­lizam elei­ções le­gis­la­tivas e pre­si­den­ciais neste país», re­a­li­dade que «exige o res­peito in­te­gral pelo acordo fir­mado em 2016, em Ha­vana, e o seu cum­pri­mento pondo fim à cam­panha de vi­o­lência e re­pressão».

O PCP «junta a sua voz à de­núncia do si­lêncio em torno da grave si­tu­ação exis­tente na Colômbia, seja por parte dos EUA, da UE e das oli­gar­quias la­tino-ame­ri­canas, como de agên­cias e ór­gãos de co­mu­ni­cação in­ter­na­ci­o­nais, e rei­tera a sua so­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores e o povo co­lom­bi­anos, com as forças de­mo­crá­ticas e re­vo­lu­ci­o­ná­rias co­lom­bi­anas, e a sua rei­vin­di­cação de uma paz total e de­fi­ni­tiva, com jus­tiça so­cial, para a Colômbia».




Mais artigos de: Internacional

Trump e Kim Jon-un com cimeira prevista

DIS­TENSÃO Os pre­si­dentes norte-co­reano, Kim Jon-un, e norte-ame­ri­cano, Do­nald Trump, vão en­con­trar-se até Maio. Antes disso, Kim e o di­ri­gente da Co­reia do Sul, Moon Jae-in, reúnem-se na fron­teira.

Tensão na Síria entre EUA e Rússia

RES­POSTA A Rússia avisou que res­pon­derá mi­li­tar­mente na Síria se os Es­tados Unidos ata­carem Da­masco, como ame­açam fazer, para travar a ofen­siva go­ver­na­mental em Ghouta Ori­ental contra grupos ter­ro­ristas.

MPPM condena início do Giro d’Italia em Israel

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) condenou o início em Israel, de 4 a 7 de Maio, da Volta à Itália em bicicleta, uma prestigiada prova de ciclismo. O MPPM juntou-se ao «Apelo Internacional – Deslocalizar a “Grande...

Rússia acusa EUA de «neo-imperialismo»

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, classificou como «neo-imperialista» a política dos Estados Unidos de ingerência nos assuntos internos de outros países, supostamente, em nome da democracia e liberdade. «Não partilhamos esse tipo de...