PCP denuncia catástrofe ambiental no rio Tejo

O PCP, através de um comunicado de dia 9 do Secretariado da Comissão Concelhia de Nisa, denuncia uma «catástrofe ambiental no rio Tejo», patente no surgimento de milhares de peixes mortos a boiar nas águas, entre as Portas de Ródão e a Barragem do Fratel, com maior incidência junto à central de Velada. Lembrando que já noutras ocasiões se verificou a morte massiva de peixes por causa da poluição, os comunistas realçam que ela nunca atingiu a dimensão agora verificada.

Perante esta catástrofe, o PCP alerta para as consequências previsíveis da perda de qualidade das águas na destruição da rica fauna e flora do Tejo. Para os comunistas, a «morte massiva de peixes e a espuma esbranquiçada à superfície da água são certamente provocadas por poluição que chega de Espanha, acrescida das contínuas descargas poluentes de unidades fabris instaladas na proximidade e da diminuição dos caudais do próprio rio Tejo e dos seus afluentes».

O PCP defende a detecção urgente e eficaz dos focos de poluição e suas origens e o consequente apuramento de responsabilidades e respectivas penalizações e indemnizações. Impõe-se ainda, acrescenta, a eficaz vigilância e a intervenção de entidades como a GNR, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Agência Portuguesa do Ambiente, e a adopção de medidas de prevenção e monitorização que evitem a repetição deste tipo de ocorrências.

 



Mais artigos de: PCP

PCP leva ideais de Outubro a todo o País

CENTENÁRIO Nos dias que rodearam o 7 de Novembro, o PCP distribuiu em todo o País um documento explicativo da história, conquistas e valores perenes da Revolução de Outubro. Nas organizações realizaram-se diversas iniciativas.

Factor de esclarecimento e base da unidade

A intervenção junto dos trabalhadores, nas empresas e locais de trabalho assume uma importância central em toda a actividade partidária. Desde logo porque estimula a organização dos próprios trabalhadores onde a exploração se faz sentir de forma mais crua e...

Limitações à pesca são desajustadas

ECONOMIA O PCP acusa o Governo de ter avançado com medidas de limitação da pesca da sardinha sem «qualquer reflexão séria sobre o problema, nomeadamente com as associações profissionais do sector».

O PCP recebeu ID

O PCP recebeu no dia 9 uma delegação da Associação Intervenção Democrática/ID, que integra a CDU, para uma troca de opiniões e análises sobre a situação política, económica e social do País no...