Travar poluição no Rio Torto e na Ribeira de Panóias

Os deputados aprovaram por unanimidade um projecto de resolução apresentado pelo PCP no qual se recomenda ao Governo que, através das autoridades competentes, proceda à identificação das fontes poluidoras da rede hidrográfica do Rio Torto e Ribeira de Panóias, bem como às consequentes acções que efectivem as responsabilidades criminais ou contra-ordenacionais.

Em causa estão os «elevados níveis de poluição, mau cheiro, insalubridade e resíduos» existentes naqueles cursos de água, afectando gravemente a qualidade de vida da população da Freguesia de Panóias, sem que da parte das autoridades sejam tomadas medidas que resolvam a situação crida pelas descargas poluentes.

Isto não obstante este problema ser há muito alvo de queixas das pessoas, do conhecimento de vários organismos da administração central (incluindo entidades de saúde e do ambiente) e de ter sido já objecto de diligências do Grupo Parlamentar do PCP, nomeadamente por via de perguntas ao Governo, a primeira das quais data de Agosto de 2011.

A resolução agora aprovada a AR insta ainda o Governo a adoptar as medidas necessárias à despoluição daquela rede hidrográfica, salvaguardando o bem-estar da população afectada e prevenindo a ocorrência de descargas poluentes.




Mais artigos de: Assembleia da República

Pelo suplemento ao trabalho em condições de risco

INJUSTIÇA Foram inviabilizados na AR dois diplomas do PCP destinados a atribuir suplementos e «outras compensações» em situações de prestação de trabalho no sector público em condições de risco, penosidade e insalubridade.

Por mais informação sobre a gestão orçamental

Baixou por 45 dias à Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, sem votação, o projecto de lei do PCP que visa assegurar a divulgação pública da utilização de cativações nos orçamentos das...

Pela valorização do Hospital de Ovar

Foi rejeitado por PS e PSD o ponto da recomendação da AR ao Governo proposta pelo PCP onde se sugeria a manutenção da autonomia do Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, não o integrando em qualquer eventual «super-estrutura», como a proposta Unidade Local de Saúde...