Pela valorização do Hospital de Ovar
Foi rejeitado por PS e PSD o ponto da recomendação da AR ao Governo proposta pelo PCP onde se sugeria a manutenção da autonomia do Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, não o integrando em qualquer eventual «super-estrutura», como a proposta Unidade Local de Saúde entre Douro e Vouga.
Chumbado foi ainda o segundo ponto da resolução no qual se aconselhava o Governo a rejeitar a proposta de criação da ULS que integraria o Centro Hospitalar de Entre-Douro e Vouga, o Hospital Dr. Francisco Zagalo e a Rede de Cuidados Primários.
Já os restantes cinco pontos da recomendação foram aprovados por todas as bancadas à excepção do PS que se absteve. Neles se sugere nomeadamente que o Governo adopte as medidas necessárias para garantir a articulação e funcionamento em rede daquele hospital com as outras unidades do SNS e que o dote dos serviços, valências e profissionais de saúde em número capaz de garantir com qualidade e proximidade a resposta às necessidades da população.
A avaliação das necessidades permanentes do hospital e, por outro lado, o envolvimento na discussão de eventuais alterações dos órgãos autárquicos, representantes dos trabalhadores, movimentos de utentes e outras entidades locais, constituem duas outras recomendações ao Governo apontadas na resolução aprovada pelos deputados.