Nos distritos de Leiria e Portalegre avançar com toda a confiança

REFORÇAR Quer esteja em maioria quer em minoria, a CDU é a garantia de trabalho e intervenção reivindicativa. Tal ficou patente no périplo de Jerónimo de Sousa pelos distritos de Leiria e Portalegre.

A CDU é a melhor garantia de trabalho e intervenção reivindicativa

A visita do Secretário-geral ao distrito de Leiria, dia 24 de Agosto, iniciou-se em Peniche, concelho onde a CDU venceu, em 2013, o sufrágio para a Câmara e Assembleia municipais e em duas das quatro freguesias. Para o próximo dia 1 de Outubro o objectivo é reforçar posições em toda a linha. A dinâmica da pré-campanha evidencia francas possibilidades de que tal venha a suceder.

Na cidade piscatória e com história na luta pela liberdade e a democracia, Jerónimo de Sousa foi acompanhado por dezenas de activistas e candidatos, entre os quais o cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Peniche, Rogério Cação, e o actual edil e primeiro candidato à Assembleia Municipal, António José Correia, informou a Coordenadora da CDU no distrito de Leiria.

Primeiro na visita a um centro de investigação e desenvolvimento marítimo (CETEMARES), tendo o dirigente comunista aproveitado a ocasião para realçar a importância da formação e do conhecimento no desenvolvimento do tecido produtivo, e valorizar os projectos que o CETEMARES tem levado a cabo em articulação com a Câmara Municipal de Peniche, nomeadamente o seu contributo para o progresso da chamada economia do mar em Peniche.

Em seguida, José Pedro Soares e Domingos Abrantes, ex-presos políticos, juntaram-se ao Secretário-geral do PCP e aos candidatos e activistas da CDU na deslocação à Fortaleza de Peniche, onde foi dada nota do andamento dos trabalhos com vista à instalação, pela Câmara Municipal, do Monumento aos presos políticos resistentes antifascistas.

«Jerónimo de Sousa valorizou a luta em defesa da memória histórica e contra a concessão da Fortaleza a privados, luta que alcançou uma importante vitória com o anúncio da Criação do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche», enquanto que Rogério Cação assinalou «a importância do Museu na defesa dos valores da democracia e da liberdade e na promoção do património histórico e da cultura no concelho», refere-se também na referida nota de imprensa da CDU.

Avançar
Ao almoço e ao jantar, a comitiva comunista esteve nos concelhos de Alcobaça e Leiria. No concelho onde o Mosteiro Património da Humanidade é a maior referência, reinou um ambiente de confiança e alegria, consubstanciada, entre outros factores, no facto de a CDU ser a única força política a concorrer a todos os órgãos autárquicos locais, como lembrou na sua intervenção o primeiro candidato à Câmara Municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo.

A visita do Secretário-geral do PCP ao distrito de Leiria terminou com um jantar na Ortigosa, concelho de Leiria. Ainda de acordo com a nota divulgada pela Coordenadora da CDU no distrito, a iniciativa contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

Depois de apresentados os primeiros candidatos às freguesias e aos órgãos municipais do concelho (tal como em Alcobaça, a Coligação Democrática Unitária PCP-PEV concorre a todos os órgãos autárquicos concelhios), Anabela Batista, cabeça-de-lista à CM de Leiria, afirmou que a «necessidade de uma inversão de ciclo passa pelo reforço da CDU». Tal constituirá uma vitória «na defesa do interesse público e na implementação de medidas eficazes reivindicadas pelas populações», insistiu.

Dois dias antes, a 22 de Agosto, no distrito de Portalegre, o Secretário-geral do Partido constatou igualmente que em maioria como em minoria, a CDU é a melhor garantia de trabalho e intervenção reivindicativa. Depois de um almoço com candidatos e activistas em Elvas, Jerónimo de Sousa encontrou-se com a população da Freguesia de Assumar, concelho de Monforte. Acompanhado pelos presidentes da Junta e da Câmara e recandidatos pela CDU, Inês Mata e Gonçalo Lagem, ouviu elogios consolidando a certeza de que a obra realizada no poder local não tem paralelo, como o não tem a defesa intransigente dos interesses populares.

O périplo pelo Norte do Alentejo terminou em Nisa num jantar com activistas e candidatos da CDU de Nisa e do Crato, duas autarquias em que a coligação pretende ter uma presença reforçada para melhor contribuir para a resolução dos problemas.



Mais artigos de: Autárquicas

Os grandolenses têm memória e só a CDU tem projecto

VENCER Fazer uma campanha esclarecedora de massas e evidenciando a obra realizada pela CDU nas condições herdadas da gestão PS, foi a ideia-força deixada por Jerónimo de Sousa num jantar com candidatos e activistas do PCP-PEV, sexta-feira, 25, em Grândola.

Candidatos na cidade de Beja

Os primeiros candidatos da CDU aos órgãos municipais e às freguesias da cidade de Beja, bem como os restantes integrantes das listas, foram apresentados no passado dia 17 de Agosto numa iniciativa pública. Em seguida, a coligação PCP-PEV inaugurou a...

CNE dá razão à CDU em Vila Franca de Xira

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foi obrigada a retirar dezenas de painéis de propaganda ilegal, informou a Coordenadora da CDU no concelho. O ainda presidente da autarquia, Alberto Mesquita (PS), alegou desconhecimento de uma primeira intimação naquele sentido, mas a Comissão...

Gente da terra e de trabalho

Os candidatos de CDU aos órgãos autárquicos em Belmonte foram apresentados domingo, 28, no jardim público da vila. Além de José Alberto Gonçalves (55 anos, coordenador operacional na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa),...