Nos distritos de Leiria e Portalegre avançar com toda a confiança
REFORÇAR Quer esteja em maioria quer em minoria, a CDU é a garantia de trabalho e intervenção reivindicativa. Tal ficou patente no périplo de Jerónimo de Sousa pelos distritos de Leiria e Portalegre.
A CDU é a melhor garantia de trabalho e intervenção reivindicativa
A visita do Secretário-geral ao distrito de Leiria, dia 24 de Agosto, iniciou-se em Peniche, concelho onde a CDU venceu, em 2013, o sufrágio para a Câmara e Assembleia municipais e em duas das quatro freguesias. Para o próximo dia 1 de Outubro o objectivo é reforçar posições em toda a linha. A dinâmica da pré-campanha evidencia francas possibilidades de que tal venha a suceder.
Na cidade piscatória e com história na luta pela liberdade e a democracia, Jerónimo de Sousa foi acompanhado por dezenas de activistas e candidatos, entre os quais o cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Peniche, Rogério Cação, e o actual edil e primeiro candidato à Assembleia Municipal, António José Correia, informou a Coordenadora da CDU no distrito de Leiria.
Primeiro na visita a um centro de investigação e desenvolvimento marítimo (CETEMARES), tendo o dirigente comunista aproveitado a ocasião para realçar a importância da formação e do conhecimento no desenvolvimento do tecido produtivo, e valorizar os projectos que o CETEMARES tem levado a cabo em articulação com a Câmara Municipal de Peniche, nomeadamente o seu contributo para o progresso da chamada economia do mar em Peniche.
Em seguida, José Pedro Soares e Domingos Abrantes, ex-presos políticos, juntaram-se ao Secretário-geral do PCP e aos candidatos e activistas da CDU na deslocação à Fortaleza de Peniche, onde foi dada nota do andamento dos trabalhos com vista à instalação, pela Câmara Municipal, do Monumento aos presos políticos resistentes antifascistas.
«Jerónimo de Sousa valorizou a luta em defesa da memória histórica e contra a concessão da Fortaleza a privados, luta que alcançou uma importante vitória com o anúncio da Criação do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche», enquanto que Rogério Cação assinalou «a importância do Museu na defesa dos valores da democracia e da liberdade e na promoção do património histórico e da cultura no concelho», refere-se também na referida nota de imprensa da CDU.
Avançar
Ao almoço e ao jantar, a comitiva comunista esteve nos concelhos de Alcobaça e Leiria. No concelho onde o Mosteiro Património da Humanidade é a maior referência, reinou um ambiente de confiança e alegria, consubstanciada, entre outros factores, no facto de a CDU ser a única força política a concorrer a todos os órgãos autárquicos locais, como lembrou na sua intervenção o primeiro candidato à Câmara Municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo.
A visita do Secretário-geral do PCP ao distrito de Leiria terminou com um jantar na Ortigosa, concelho de Leiria. Ainda de acordo com a nota divulgada pela Coordenadora da CDU no distrito, a iniciativa contou com a presença de cerca de 200 pessoas.
Depois de apresentados os primeiros candidatos às freguesias e aos órgãos municipais do concelho (tal como em Alcobaça, a Coligação Democrática Unitária PCP-PEV concorre a todos os órgãos autárquicos concelhios), Anabela Batista, cabeça-de-lista à CM de Leiria, afirmou que a «necessidade de uma inversão de ciclo passa pelo reforço da CDU». Tal constituirá uma vitória «na defesa do interesse público e na implementação de medidas eficazes reivindicadas pelas populações», insistiu.
Dois dias antes, a 22 de Agosto, no distrito de Portalegre, o Secretário-geral do Partido constatou igualmente que em maioria como em minoria, a CDU é a melhor garantia de trabalho e intervenção reivindicativa. Depois de um almoço com candidatos e activistas em Elvas, Jerónimo de Sousa encontrou-se com a população da Freguesia de Assumar, concelho de Monforte. Acompanhado pelos presidentes da Junta e da Câmara e recandidatos pela CDU, Inês Mata e Gonçalo Lagem, ouviu elogios consolidando a certeza de que a obra realizada no poder local não tem paralelo, como o não tem a defesa intransigente dos interesses populares.
O périplo pelo Norte do Alentejo terminou em Nisa num jantar com activistas e candidatos da CDU de Nisa e do Crato, duas autarquias em que a coligação pretende ter uma presença reforçada para melhor contribuir para a resolução dos problemas.