Concerto

Image 23272

Dia 1, sexta-feira – 21h00

Palco 25 de Abril

 

Or­questra Sin­fo­ni­etta de Lisboa

Coro Sin­fó­nico Lisboa Cantat

Ma­estro Vasco Pe­arce de Aze­vedo

Ma­estro Jorge Alves – Coro

So­listas Marco Alves, Nuno Dias, Mário La­ginha

 

Can­ções Po­pu­lares, Pa­trió­ticas

e Re­vo­lu­ci­o­ná­rias Russas e So­vié­ticas

 

O con­certo da noite de sexta-feira tornou-se um ele­mento em­ble­má­tico da Festa.

Pela ori­gi­na­li­dade da sua in­clusão anual há mais de duas dé­cadas numa festa po­pular ao ar livre, mas também pela sua qua­li­dade, pelo rigor sempre pro­cu­rado de res­peitar a mú­sica eru­dita to­cada e o vasto au­di­tório.

Mas há mais. O con­certo trans­formou-se também numa cri­a­dora forma de as­si­nalar te­ma­ti­ca­mente cada Festa.

Sem cair na so­lução sim­plista (e com­pro­va­da­mente li­mi­ta­dora) de criar «um tema para a Festa», o con­certo abriu a pos­si­bi­li­dade, pelas suas ca­rac­te­rís­ticas, di­mensão, com­ple­xi­dade e qua­li­dade de, ano após ano, as­si­nalar uma te­má­tica cul­tural e po­li­ti­ca­mente re­le­vante e de lhe con­ceder im­por­tância no pro­grama sem de qual­quer forma li­mitar a sua cri­a­dora di­ver­si­dade e a sua li­gação pro­funda a um pú­blico di­verso e in­te­res­sado.

Em 2017 não ha­veria se­gu­ra­mente duas pos­si­bi­li­dades te­má­ticas: 100 anos de Fu­turo – A Re­vo­lução de Ou­tubro de 1917.

De ime­diato, pa­recia que era pro­jecto a não criar grandes di­fi­cul­dades: a Re­vo­lução So­vié­tica gerou um pe­ríodo de ful­gu­rante cri­a­ti­vi­dade ar­tís­tica nos mais va­ri­ados sec­tores – a que a mú­sica não foi alheia.

Mas o pro­grama vai mais longe. Com toda a jus­teza, havia que re­ferir que, pese a brutal sub­missão cza­rista, o povo russo pro­duziu de há muito so­berbas cri­a­ções mu­si­cais que cons­ti­tuíram a res­posta hu­mana do povo e das suas cri­a­ções mesmo face à ti­rania. Dessa cri­a­ti­vi­dade re­cebeu a Re­vo­lução de Ou­tubro um ines­ti­mável pa­tri­mónio.

E esse será o pri­meiro an­da­mento do Con­certo de 100 Anos de Fu­turo que este cen­te­nário co­me­mora.

Se­guir-se-ão as jor­nadas exal­tantes que o eterno livro de John Reed bap­tizou no seu tí­tulo Os Dez dias Que Aba­laram o Mundo. Nesses dez dias e sobre esses dez dias cen­tenas de com­po­si­ções mu­si­cais foram es­critas – e elas cons­ti­tuirão o cerne do se­gundo an­da­mento do nosso con­certo.

O as­salto do Pa­lácio de In­verno também se re­corda com acordes, me­lo­dias, ins­tru­mentos, sons – mú­sica.

O ter­ceiro an­da­mento será a ho­me­nagem ao povo vi­to­rioso, mas, so­bre­tudo, à vi­tória do povo. A cons­trução de uma re­vo­lução onde o tra­balho as­sumiu o na­tural papel cen­tral e um mundo a cuja cons­trução se lan­çava a classe ope­rária e todos os tra­ba­lha­dores.

Te­remos so­bre­tudo o mais hu­mano dos ins­tru­mentos mu­si­cais: a voz.

Na cri­a­ti­vi­dade que re­cordar a Re­vo­lução exige e per­mite, não se es­que­cerá que os sons e as ima­gens são faces da mesma cri­a­ti­vi­dade hu­mana.

Ei­sens­tein e Dziga Vertov foram con­vo­cados para a sexta-feira da Festa, lado a lado com a Sin­fo­ni­etta de Lisboa e o Coro Sin­fó­nico Lisboa Cantat.

 

Pro­dução

Vasco Pe­arce de Aze­vedo

Jorge Alves

Ruben de Car­valho

Ma­nuel Jorge Ve­loso

 

Co­la­bo­ração

Ale­xandre Branco Wef­fort

 

Textos

Ale­xandre Branco Wef­fort

Ma­nuel Jorge Ve­loso

Ruben de Car­valho

 

Cri­ação grá­fica

José Araújo

 

Pro­dução exe­cu­tiva

Inês Mota

Ângela Ser­rano

Co­lec­tivo dos Es­pec­tá­culos

da Festa do «Avante!»

 

As­sis­tente de Edição Vídeo

Félix Ma­ga­lhães

 

Ecrãs vídeo

Me­di­a­luso, Lda.

 

Som

Puro Áudio

 

Ilu­mi­nação

Pedro Leston

 

Di­rector de palco

Nuno Cruz

 

Pi­anos

Lo­gís­tiva FR Pi­anos

 

Mon­tagem de cena

Puro Áudio

Ta­pada Crew

 

Agra­de­ci­mentos

Centro Cul­tural de Belém

Es­cola Su­pe­rior de Mú­sica

Es­cola Su­pe­rior de Mú­sica de Lisboa

Banda da PSP

Te­atro Mu­ni­cipal de S. Luís

A. V. Ale­xan­drov Con­junto

Aca­dé­mico de Can­ções

e Bai­lado do Exér­cito Russo

ONC, Pro­du­ções Cul­tu­rais

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

CEM ANOS DE FUTURO

Alexander Borodin "Danças Polovtsianas"da ópera "O Príncipe Igor" Alexander Borodin dedicou largos anos à composição da Ópera O Príncipe Igor, de onde são extraídas as famosas Danças Polovtsianas, que...

Canções Russas

Kalinka Escrita em 1860 pelo compositor e folclorista russo Ivan Lorionov para um espectáculo musical, Kalinka é seguramente a mais conhecida canção popular russa. Destinada inicialmente para voz solo e estreada em Saratov, rapidamente foi adoptada por...

O Cinema ao serviço da Revolução

A an­te­ceder as duas úl­timas partes mu­si­cais do con­certo de sexta-feira, os es­pec­ta­dores do Palco 25 de Abril irão as­sistir ao vi­si­o­na­mento de ex­certos de duas obras-primas do ci­nema re­vo­lu­ci­o­nário so­vié­tico: Ou­tubro 1917 (1928), de Sergei Ei­sens­tein, e O Homem da câ­mara de filmar (1929), de Dziga Vertov.

Os Compositores

Image 23273 Alexander Borodin Nasceu em 1833, na cidade de S. Petersburgo, tendo falecido em 1887. Formado em medicina, foi químico de profissão, professor na Academia Militar de S. Petersburgo. O seu interesse...

Maestros e solistas

Vasco Pearce de Azevedo (maestro)   Vasco Pearce de Azevedo é, desde 1995, maestro titular e director musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com a qual tem realizado estreias absolutas de obras de compositores como Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo,...