Do «materialismo dialéctico» em Sergei Eisenstein à «representação da realidade» em Dziga Vertov

O Cinema ao serviço da Revolução

A anteceder as duas últimas partes musicais do concerto de sexta-feira, os espectadores do Palco 25 de Abril irão assistir ao visionamento de excertos de duas obras-primas do cinema revolucionário soviético: Outubro 1917 (1928), de Sergei Eisenstein, e O Homem da câmara de filmar (1929), de Dziga Vertov.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Festa do Avante!

Concerto

Dia 1, sexta-feira – 21h00 Palco 25 de Abril   Orquestra Sinfonietta de Lisboa Coro Sinfónico Lisboa Cantat Maestro Vasco Pearce de Azevedo Maestro Jorge Alves – Coro Solistas Marco Alves, Nuno Dias, Mário Laginha  ...

CEM ANOS DE FUTURO

Alexander Borodin "Danças Polovtsianas"da ópera "O Príncipe Igor" Alexander Borodin dedicou largos anos à composição da Ópera O Príncipe Igor, de onde são extraídas as famosas Danças Polovtsianas, que...

Canções Russas

Kalinka Escrita em 1860 pelo compositor e folclorista russo Ivan Lorionov para um espectáculo musical, Kalinka é seguramente a mais conhecida canção popular russa. Destinada inicialmente para voz solo e estreada em Saratov, rapidamente foi adoptada por...

Os Compositores

Image 23273 Alexander Borodin Nasceu em 1833, na cidade de S. Petersburgo, tendo falecido em 1887. Formado em medicina, foi químico de profissão, professor na Academia Militar de S. Petersburgo. O seu interesse...

Maestros e solistas

Vasco Pearce de Azevedo (maestro)   Vasco Pearce de Azevedo é, desde 1995, maestro titular e director musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com a qual tem realizado estreias absolutas de obras de compositores como Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo,...