Faleceu Augusto Pólvora
Augusto Pólvora, presidente da Câmara de Sesimbra, faleceu, dia 2, aos 57 anos, após doença prolongada.
A Direcção da Organização Regional de Setúbal e a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP, que enviaram «um forte abraço de solidariedade» à família de Augusto Pólvora, recordam o militante comunista, desde 1976, como «um lutador pelo progresso e desenvolvimento da região de Setúbal e do concelho de Sesimbra, um camarada combativo e de grande firmeza na luta social e política pela democracia, pela liberdade e pelo socialismo». «Continuar a sua luta é a melhor homenagem que lhe podemos prestar», destacam os comunistas.
Arquitecto de profissão, desde 1985, Augusto Pólvora estudou na Checoslováquia, no âmbito da solidariedade dos países socialistas com o povo português.
Foi eleito vereador pela CDU na Câmara de Sesimbra no mandato de 1989-1993 e candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas de 1995. Em 1997 volta a ser eleito vereador, cargo que exerceu até 2005, ano em que foi eleito presidente da Câmara de Sesimbra. Entre 1994 e 2002 foi administrador delegado da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
Augusto Pólvora foi, também, coordenador da Comissão Executiva do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal (PEDEPS), coordenador do Grupo de Trabalho de Urbanismo da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da AMRS, membro do Conselho Cultural da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP – secção do Património Arquitectónico e Arqueológico). Actualmente era ainda presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da AMRS e da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e membro suplente do Conselho Geral da ANMP. Em representação da ANMP, integrou o júri no Prémio Nacional de Paisagem e foi membro da Secção dos Municípios com Actividade Piscatória.
A Câmara de Sesimbra decretou luto municipal para os dias 3, 4 e 5 de Julho. O Presidente da República enviou, também, as suas condolências à família de Augusto Pólvora.
Na última homenagem estiveram presentes o Secretário-geral do PCP, que apresentou condolências aos familiares de Augusto Pólvora, e outros dirigentes, militantes e amigos do PCP e candidatos e eleitos da CDU nas autarquias, deputados do PCP na AR e outros representantes de instituições oficiais.