Faleceu Augusto Pólvora

Au­gusto Pól­vora, pre­si­dente da Câ­mara de Se­simbra, fa­leceu, dia 2, aos 57 anos, após do­ença pro­lon­gada.

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal e a Co­missão Con­ce­lhia de Se­simbra do PCP, que en­vi­aram «um forte abraço de so­li­da­ri­e­dade» à fa­mília de Au­gusto Pól­vora, re­cordam o mi­li­tante co­mu­nista, desde 1976, como «um lu­tador pelo pro­gresso e de­sen­vol­vi­mento da re­gião de Se­túbal e do con­celho de Se­simbra, um ca­ma­rada com­ba­tivo e de grande fir­meza na luta so­cial e po­lí­tica pela de­mo­cracia, pela li­ber­dade e pelo so­ci­a­lismo». «Con­ti­nuar a sua luta é a me­lhor ho­me­nagem que lhe po­demos prestar», des­tacam os co­mu­nistas.

Ar­qui­tecto de pro­fissão, desde 1985, Au­gusto Pól­vora es­tudou na Che­cos­lo­vá­quia, no âm­bito da so­li­da­ri­e­dade dos países so­ci­a­listas com o povo por­tu­guês.

Foi eleito ve­re­ador pela CDU na Câ­mara de Se­simbra no man­dato de 1989-1993 e can­di­dato à As­sem­bleia da Re­pú­blica nas elei­ções le­gis­la­tivas de 1995. Em 1997 volta a ser eleito ve­re­ador, cargo que exerceu até 2005, ano em que foi eleito pre­si­dente da Câ­mara de Se­simbra. Entre 1994 e 2002 foi ad­mi­nis­trador de­le­gado da As­so­ci­ação de Mu­ni­cí­pios do Dis­trito de Se­túbal.

Au­gusto Pól­vora foi, também, co­or­de­nador da Co­missão Exe­cu­tiva do Plano Es­tra­té­gico de De­sen­vol­vi­mento da Pe­nín­sula de Se­túbal (PE­DEPS), co­or­de­nador do Grupo de Tra­balho de Ur­ba­nismo da As­so­ci­ação de Mu­ni­cí­pios da Re­gião de Se­túbal (AMRS), pre­si­dente da mesa da As­sem­bleia In­ter­mu­ni­cipal da AMRS, membro do Con­selho Cul­tural da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Mu­ni­cí­pios Por­tu­gueses (ANMP – secção do Pa­tri­mónio Ar­qui­tec­tó­nico e Ar­que­o­ló­gico). Ac­tu­al­mente era ainda pre­si­dente da Mesa da As­sem­bleia In­ter­mu­ni­cipal da AMRS e da Co­missão Exe­cu­tiva da En­ti­dade Re­gi­onal de Tu­rismo da Re­gião de Lisboa e membro su­plente do Con­selho Geral da ANMP. Em re­pre­sen­tação da ANMP, in­te­grou o júri no Prémio Na­ci­onal de Pai­sagem e foi membro da Secção dos Mu­ni­cí­pios com Ac­ti­vi­dade Pis­ca­tória.

A Câ­mara de Se­simbra de­cretou luto mu­ni­cipal para os dias 3, 4 e 5 de Julho. O Pre­si­dente da Re­pú­blica en­viou, também, as suas con­do­lên­cias à fa­mília de Au­gusto Pól­vora.

Na úl­tima ho­me­nagem es­ti­veram pre­sentes o Se­cre­tário-geral do PCP, que apre­sentou con­do­lên­cias aos fa­mi­li­ares de Au­gusto Pól­vora, e ou­tros di­ri­gentes, mi­li­tantes e amigos do PCP e can­di­datos e eleitos da CDU nas au­tar­quias, de­pu­tados do PCP na AR e ou­tros re­pre­sen­tantes de ins­ti­tui­ções ofi­ciais.




Mais artigos de: PCP

Museus gratuitos aos domingos e feriados por proposta do PCP

CUL­TURA O Se­cre­tário-geral do PCP vi­sitou, do­mingo, 2, o Museu Na­ci­onal Grão Vasco, em Viseu, as­si­na­lando a im­ple­men­tação da gra­tui­ti­dade dos mu­seus e mo­nu­mentos na­ci­o­nais aos do­mingos e fe­ri­ados até às 14 horas.

PCP está vigilante e activo na defesa da produção nacional

AGRI­CUL­TURA Por ini­ci­a­tiva do Grupo Par­la­mentar do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE), o centro Jean Monet, em Lisboa, aco­lheu, dia 30, uma au­dição pú­blica sobre a re­visão pós 2020 da Po­lí­tica Agrí­cola Comum (PAC).

Pensões até 631 euros aumentam em Agosto

Na base da insistência e proposta do PCP, foi inscrito no Orçamento do Estado para 2017 um aumento extraordinário das pensões (completando o aumento deste ano para atingir o valor de seis e 10 euros), agora regulamentado e aplicado em Agosto. Esta medida, embora signifique «uma...

Investir nos transportes públicos

O PCP defende um programa de emergência para investimentos nos transportes públicos que garanta o funcionamento e um sistema público que responda às necessidades das populações. Apresentado ontem em conferência de imprensa por Vasco Cardoso, da Comissão...

«O Militante»! nas bancas

«Pela memória da resistência antifascista vale a pena lutar!» titula «O Militante» de Julho/Agosto, que traz na capa uma fotografia da concentração à porta do Forte de Peniche para exigir a libertação dos presos políticos, em 26 de Abril...

PCP apoia palestinianos presos

O PCP exige a libertação imediata de Khaleda Jarrar, deputada do Conselho Legislativo Palestiniano, e de outros activistas da Frente Popular de Libertação da Palestina, presos no dia 2 de Julho pelo exército israelita, assim como de todos os presos políticos palestinianos....

O anticomunismo pantomineiro

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebeu, a 17 de Junho, um seminário, promovido pelo PCP, inserido nas comemorações do centenário da Revolução de Outubro. No ano em que se assinala 100 anos sobre o acontecimento maior da luta pela libertação da...