Valorizar o concelho da Guarda
No dia 18, a CDU apresentou os seus candidatos à presidência da Câmara e Assembleia Municipal da Guarda, respectivamente, Carlos Canhoto e Aires Dinis.
Carlos Canhoto, 43 anos, saxofonista, professor, investigador e docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e nos Conservatórios de Guarda, Castelo Branco e Covilhã, é eleito da CDU na Assembleia Municipal (AM) da Guarda e membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP e da Comissão Nacional do PCP para a Cultura.
Na sua intervenção, o cabeça de lista fez um historial do que foi governação dos destinos do concelho. «Às décadas de estagnação, comodismo e opções políticas erradas do PS seguiu-se, desde as últimas eleições autárquicas, um mandato caracterizado pelo populismo e protagonizado pela nova maioria PSD/CDS», apontou.
«Felizmente, a Guarda tem a CDU», afirmou Carlos Canhoto, destacando a intervenção, na AM, da Coligação PCP-PEV nos últimos quatro anos, que honrou «a defesa dos compromissos assumidos com a população nas últimas eleições e lutando contra a arrogância da política e da postura da maioria PSD/CDS».
A pensar no futuro, o candidato sublinhou que a CDU é a «alternativa», apresentando uma política que valoriza o ambiente, os recursos naturais, o património, as micro, pequenas e médias empresas, a agricultura, o enquadramento do concelho no Parque Natural da Serra da Estrela, os transportes públicos, a cultura e a educação.
Os comunistas e ecologistas defendem, de igual forma, a reabilitação e valorização do património histórico e tradicional edificado, tanto na cidade como nas freguesias rurais, assim como a reabilitação e criação de novos espaços verdes e arborização do concelho com espécies autóctones, a valorizarão e dignificação dos serviços públicos municipais e dos trabalhadores do município. Em simultâneo, exigirão do Poder Central as políticas necessárias para a melhoria das condições de vida das populações.
Aires Dinis, 66 anos, é eleito na AM e na Assembleia da União de Freguesias de Pousade e Albardo. O candidato manifestou confiança em que, nas próximas eleições, os eleitores darão «mais mandatos» à CDU para que os seus eleitos contribuam «mais e melhor para o progresso do concelho».
A iniciativa contou com a presença de Miguel Martins, da Direcção Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», e de Patrícia Machado, da Comissão Política do Comité Central do PCP.