Criação de emprego é uma prioridade para o concelho de Torres Novas
DIAGNÓSTICO As VII Jornadas Autárquicas da CDU de Torres Novas, sob o lema «O concelho: estratégias de desenvolvimento», avaliaram os reais problemas existentes no território torrejano.
Envolver os munícipes nas decisões do concelho
No último dia das jornadas, 6 de Maio, a Coligação PCP-PEV, em conferência de imprensa, lembrou que, durante dois meses, nas jornadas foram focadas diferentes temáticas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento do concelho: zonas industriais, acessibilidades, serviços públicos, turismo, regeneração urbana, ambiente, património e movimento associativo.
Desde o dia 3 de Março, eleitos e activistas da CDU efectuaram contactos com a população, mas também reuniões com associações, colectividades e empresários de diferentes ramos de actividade (logística, agro-alimentar, turismo). Realizado foi também um debate público em que participaram autarcas que exercem a sua actividade política quer em maioria, Benavente e Constância, quer em minoria, Torres Novas.
«Nos vários locais por onde passámos, mas em particular nas freguesias fora da cidade, os problemas da rede viária, a falta de acesso aos cuidados da saúde e demais serviços públicos, o saneamento, a poluição, a limpeza e recolha de lixo foram temas sistematicamente referidos», informou Ana Filipa Rodrigues, vereadora da CDU na autarquia.
Na sua intervenção, a eleita destacou o papel do movimento associativo no concelho, que, «apesar das dificuldades, demonstra uma dinâmica relevante, assumindo-se em muitas e muitas aldeias como o único elemento dinamizador da vida comunitária das populações, em particular no desporto e na cultura».
Ana Filipa Rodrigues, a exemplo de anteriores jornadas, criticou a continuação do abandono dos centros históricos de Torres Novas e Lapas e apontou como prioridade a criação de emprego, um «elemento estruturante do desenvolvimento do concelho, fundamental para a fixação da população jovem». Outras propostas apresentadas foram, por exemplo, a conclusão da revisão do PDM, um sistema de abastecimento de água e saneamento básico em todo o território, criar as condições necessárias para o investimento no sector primário.